Health Self-Perception and Associated Factors Among Nursing Professional Team / Autopercepção da Saúde e Fatores Associados Entre Profissionais da Equipe de Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i3.778-783

Palavras-chave:

trabalho, saúde do trabalhador, enfermagem

Resumo

Objetivo: Verificar a autopercepção da saúde e os fatores associados entre os profissionais da equipe de enfermagem de um hospital universitário. Métodos: Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa, de caráter transversal, realizado entre profissionais da enfermagem de hospital universitário de Montes Claros - Minas Gerais, Brasil. Os dados foram coletados através de um questionário estruturado no segundo semestre de 2012. Foram analisados no software estatístico Predictive Analytics Software (PASW/SPSS)® versão 18.0 para Windows®. Resultados: Os profissionais demonstraram satisfação com a sua saúde, visto que a maioria declarou autopercepção positiva da saúde. Observou-se que a saúde foi mais bem avaliada por aqueles que tinham companheiro, atuavam no turno diurno e relataram satisfação com o trabalho (p<0,05). Conclusão: São necessárias estratégias que proporcionem melhores condições de saúde e trabalho para a equipe de enfermagem, sobretudo para os profissionais que apresentaram características associadas à uma autopercepção negativa da saúde. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luíza Neves Cerqueira, Universidade Estadual de Montes Claros.

Enfermeira. Graduada pela Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros-MG, Brasil.

Cássio de Almeida Lima, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Enfermerio. Graduado pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Mestre em Saúde, Sociedade e Ambiente pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Sabrina Aparecida de Lima Mangueira, Faculdade de Direito Santo Agostinho de Montes Claros.

Bacharel em Direito. Graduada pela Faculdade de Direito Santo Agostinho de Montes Claros.

André Luiz Ramos Leal, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Enfermeiro, Estratégia Saúde da Família/Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros. Mestre em Saúde, Sociedade e Ambiente pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Jair Almeida Carneiro, Universidade Estadual de Montes Claros e Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros.

Médico, Mestre em Ciências da Saúde, Professor do Departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Montes Claros e das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros.

Fernanda Marques da Costa, Universidade Estadual de Montes Claros, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros.

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde, Professora do Departamento de Enfermagem, Universidade Estadual de Montes Claros e das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros.

Publicado

2018-07-01

Como Citar

1.
Neves Cerqueira AL, Almeida Lima C de, de Lima Mangueira SA, Ramos Leal AL, Almeida Carneiro J, Marques da Costa F. Health Self-Perception and Associated Factors Among Nursing Professional Team / Autopercepção da Saúde e Fatores Associados Entre Profissionais da Equipe de Enfermagem. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de julho de 2018 [citado 28º de março de 2024];10(3):778-83. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6200

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics