The therapeutic route of chronic venous ulcer bearing patients and its effects towards nursing care / Itinerário terapêutico de pessoas com úlcera venosa crônica e as implicações para o cuidado de Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i4.1041-1049Palavras-chave:
Enfermagem, Assistência Ambulatorial, Úlcera Venosa.Resumo
Objetivo:Conhecer o itinerário terapêutico de pessoas com úlcera venosa crônica e as implicações para o cuidado de enfermagem. Método: pesquisa qualitativa desenvolvida em um Centro de Cuidados de Enfermagem. Participaram do estudo 11 pessoas com diagnóstico de úlcera venosa crônica. Os dados foram coletados entre agosto e setembro de 2016 por meio de entrevista semiestruturada, e analisados de acordo com a análise temática de Minayo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisas. Resultados: o itinerário terapêutico da pessoa com úlcera venosa crônica foi influenciado pelo saber popular, o apoio familiar e espiritual, além das relações com os serviços de saúde, que se mostraram fragmentados e nem sempre resolutivos. Conclusão: Evidenciou-se que estudos sobre itinerário terapêutico constituem-se como uma ferramenta para avaliar a qualidade da assistência de enfermagem. Esta pesquisa teve como limitações poucas publicações na área da enfermagem sobre essa temática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.