The Implementation of Nursing Care Systematization in the Mobile Emergency Care Service / Implementação da Sistematização da Assistencia de Enfermagem (SAE) no Serviço de Atendimento Movel de Urgência (SAMU)

Silvio Nicolau, Jacqueline Simas Montarroyos, Angela Fernanda de Miranda, Wagner Pereira da Silva, Raphael Carlos Ferrer de Santana

Resumo


O enfermeiro, enquanto profissional da enfermagem, está comprometido com a promoção,prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, e atua em consonância com os preceitos da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), de acordo com a Resolução Cofen 358/2009. O objetivo desta pesquisa foi descrever as limitações na implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Recife. Estudo descritivo, quantitativo, transversal, observacional. O estudo foi realizado no município de Recife-PE, a coleta de dados ocorreu no SAMU. O estudo foi aprovado sob o parecer nº 1.547.265. Evidenciou-se a força de trabalho feminina na população estudada, alto índice de profissionais experientes, porém pouco mais da metade dos enfermeiros conheciam a Resolução COFEN 358 de 2009. Entendem que é importante para a profissão, mas, 42% afirma que não se aplica ao serviço. Ficou evidenciado que em algum momento da sistematização alguma das etapas da SAE não é realizadas. A realização da SAE no SAMU ainda precisa ser mais discutida e exercitada, pelo próprio Núcleo de Educação Permanente do SAMU, e mais ainda pelas entidades reguladoras da profissão.


Palavras-chave


Serviços Médicos de Emergência; Enfermagem; Legislação de Enfermagem; Processos de Enfermagem

Texto completo:

PDF-EN PDF-PT


DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i2.417-424 

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Novas regras para submissão de artigos na RPCFO a partir de 01/07/2018. Clique aqui.

O atendimento telefônico da secretaria funciona de 06:00 as 09:00, de segunda a sexta feira.

 

        

Crossref Metadata User Badge