The Implementation of Nursing Care Systematization in the Mobile Emergency Care Service / Implementação da Sistematização da Assistencia de Enfermagem (SAE) no Serviço de Atendimento Movel de Urgência (SAMU)
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i2.417-424Palavras-chave:
Serviços Médicos de Emergência, Enfermagem, Legislação de Enfermagem, Processos de EnfermagemResumo
O enfermeiro, enquanto profissional da enfermagem, está comprometido com a promoção,prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, e atua em consonância com os preceitos da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), de acordo com a Resolução Cofen 358/2009. O objetivo desta pesquisa foi descrever as limitações na implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Recife. Estudo descritivo, quantitativo, transversal, observacional. O estudo foi realizado no município de Recife-PE, a coleta de dados ocorreu no SAMU. O estudo foi aprovado sob o parecer nº 1.547.265. Evidenciou-se a força de trabalho feminina na população estudada, alto índice de profissionais experientes, porém pouco mais da metade dos enfermeiros conheciam a Resolução COFEN 358 de 2009. Entendem que é importante para a profissão, mas, 42% afirma que não se aplica ao serviço. Ficou evidenciado que em algum momento da sistematização alguma das etapas da SAE não é realizadas. A realização da SAE no SAMU ainda precisa ser mais discutida e exercitada, pelo próprio Núcleo de Educação Permanente do SAMU, e mais ainda pelas entidades reguladoras da profissão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.