Continuous Education in Palliative Care: an Action Research Proposal / Educação Permanente em Cuidados Paliativos: uma Proposta de PesquisaAção

Valesca Scalei Cezar, Roberta Waterkemper, Eliane Goldeberg Rabin, Rodrigo Kappel Castilho, Karine Zancanaro Reys

Resumo


Objetivo: compreender como uma proposta de educação permanente pode contribuir para a melhora do conhecimento profissional de saúde sobre cuidados paliativos. Métodos: estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação desenvolvido em um hospital de referência em oncologia no sul do Brasil no período de abril e maio de 2015 através da aplicação de questionário com questões abertas antes e após a atividade de educação. Realizou-se análise de conteúdo, do tipo temática. Resultados: Participaram 213 profissionais. Foram construídas 5 categorias temáticas: Conhecimento profissional antes da ação: cuidado ao paciente terminal; Conhecimento profissional antes da ação: cuidado ao paciente fora de possibilidades de cura e tratamento; Sensibilização para os princípios dos cuidados paliativos: o ponto de partida; Segurança para cuidar: entendendo a proposta e suas indicações; e Sentindo a necessidade de educar-se. Conclusão: identificou-se a diminuição da insegurança dos profissionais e a melhora do conhecimento. Destaca-se a maior divulgação sobre esta filosofia de cuidado.


Palavras-chave


Cuidados paliativos, Educação permanente, Profissionais de saúde, Conhecimento.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i2.324-332 

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