Continuous Education in Palliative Care: an Action Research Proposal / Educação Permanente em Cuidados Paliativos: uma Proposta de PesquisaAção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i2.324-332

Palavras-chave:

Cuidados paliativos, Educação permanente, Profissionais de saúde, Conhecimento.

Resumo

Objetivo: compreender como uma proposta de educação permanente pode contribuir para a melhora do conhecimento profissional de saúde sobre cuidados paliativos. Métodos: estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação desenvolvido em um hospital de referência em oncologia no sul do Brasil no período de abril e maio de 2015 através da aplicação de questionário com questões abertas antes e após a atividade de educação. Realizou-se análise de conteúdo, do tipo temática. Resultados: Participaram 213 profissionais. Foram construídas 5 categorias temáticas: Conhecimento profissional antes da ação: cuidado ao paciente terminal; Conhecimento profissional antes da ação: cuidado ao paciente fora de possibilidades de cura e tratamento; Sensibilização para os princípios dos cuidados paliativos: o ponto de partida; Segurança para cuidar: entendendo a proposta e suas indicações; e Sentindo a necessidade de educar-se. Conclusão: identificou-se a diminuição da insegurança dos profissionais e a melhora do conhecimento. Destaca-se a maior divulgação sobre esta filosofia de cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valesca Scalei Cezar, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Roberta Waterkemper, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Professora Adjunta III na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Curso de Graduação em Enfermagem (Nível 4); Área Enfermagem Fundamental. tutora de Enfermagem na Residência Multiprofissional com ênfase em Oncohematologia; Docente do Mestrado Profissional em Enfermagem da UFCSPA. 

Eliane Goldeberg Rabin, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Professora Adjunta III do Departamento de Enfermagem da UFCSPA e membro do Grupo de Estudos de Pesquisa e da Práxis em Enfermagem. Coordenadora da Residência Multiprofissional Integrada com ênfase em Oncologia em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA e a Irmandade Santa de Misericórdia de Porto Alegre- ISCMPA.

Rodrigo Kappel Castilho, Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA)

Médico coordenador do Programa Gerenciado de Cuidados Paliativos da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Karine Zancanaro Reys, Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA)

Enfermeira do Programa Gerenciado de Cuidados Paliativos da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Publicado

2019-01-21

Como Citar

1.
Cezar VS, Waterkemper R, Rabin EG, Castilho RK, Reys KZ. Continuous Education in Palliative Care: an Action Research Proposal / Educação Permanente em Cuidados Paliativos: uma Proposta de PesquisaAção. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 21º de janeiro de 2019 [citado 28º de março de 2024];11(2):324-32. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6538

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics