Using the broken needle technique for peripheral venous puncture in assistance to premature newborn / Utilização da técnica broken needle para punção venosa periférica na assistência a recém-nascidos prematuros

Autores

  • Letícia Morais Pagano Universidade Federal de Alfenas
  • Denis da Silva Moreira Universidade Federal de Alfenas
  • Zélia Marilda Rodrigues Resck Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.6595

Palavras-chave:

Enfermagem, Enfermagem Neonatal, Coleta de Amostras Sanguíneas, Punções, Recém-Nascido Prematuro

Resumo

Objetivo: Compreender a utilização da técnica broken needle de punção venosa periférica na prática profissional de assistência a neonatos prematuros. Método: Estudo qualitativo realizado por meio de entrevista a profissionais da assistência neonatal submetida à Análise de Conteúdo segundo Bardin. Resultados: Foram identificadas as categorias: Percepções dos profissionais quanto aos benefícios da técnica broken needle para o neonato; e Aprendizado e vivência profissional da técnica broken needle. Conclusão: A transferência do conhecimento de um profissional ao outro favoreceu a incorporação da técnica na instituição. A equipe se preocupa em realizar técnicas que sejam menos agressivas ao neonato e, portanto realizam a broken needle porque acreditam que seja mais vantajosa e benéfica e não tenha efeitos adversos ao neonato. Os profissionais decidem qual técnica utilizar levando em consideração as características anatômicas e clínicas do neonato, a sua habilidade e segurança na execução.

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Biografia do Autor

Letícia Morais Pagano, Universidade Federal de Alfenas

Enferneira. Mestre em Enfermagem na linha de pesquisa Saúde Materno-infantil. 

Pós-graduanda em Educação em Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Graduada em Enfermagem pela Universidade José do Rosário Vellano.

Denis da Silva Moreira, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeiro, Professor das disciplinas de Enfermagem Neonatal e Pediátrica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG. Coordenador do Centro Regional de Referência para Formação Permanente dos Profissionais que atuam nas Redes de Atenção Integral à Saúde e de Assistência Social com Usuários de Crack e outras Drogas. Possui doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas.

Zélia Marilda Rodrigues Resck, Universidade Federal de Alfenas

 Mestrado em Educação pela Universidade José do Rosário Vellano e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem . Concluiu Pós- doutorado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas  Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Alfenas. 

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Publicado

2021-05-01

Como Citar

1.
Pagano LM, Moreira D da S, Resck ZMR. Using the broken needle technique for peripheral venous puncture in assistance to premature newborn / Utilização da técnica broken needle para punção venosa periférica na assistência a recém-nascidos prematuros. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de maio de 2021 [citado 27º de dezembro de 2024];12:6-11. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6595

Edição

Seção

Artigo Original

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