Sociodemographic Characterization, Academic Formation and Both Religion and Spirituality Indexes from Health Professors / Caracterização Sociodemográfica, Formação Acadêmica e Índices de Religião e Espiritualidade de Docentes da Saúde

Autores

  • Bruna Sabrina de Almeida Sousa Faculdade Evangélica do Meio Norte (FAEME) Especialização em Saúde Pública e Docência do Ensino Superior Teresina, Piauí, Brasil http://orcid.org/0000-0002-9222-900X
  • Camila Aparecida Pinheiro Landim Almeida Centro Universitário UNINOVAFAPI Coordenação de Pesquisa Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família Teresina, Piauí, Brasil http://orcid.org/0000-0003-4843-4572
  • Márcia Taynara da Silva Almeida Centro Universitário UNINOVAFAPI Coordenação de Graduação em Bacharelado em Enfermagem Teresina, Piauí, Brasil http://orcid.org/0000-0002-4469-8063
  • Jardel Nascimento da Cruz Centro Universitário UNINOVAFAPI Coordenação de Graduação em Bacharelado em Enfermagem Teresina, Piauí, Brasil http://orcid.org/0000-0001-8390-0319
  • Herica Emilia Félix de Carvalho Universidade Federal do Piauí (UFPI) Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Enfermagem Teresina, Piauí, Brasil http://orcid.org/0000-0002-5913-8886
  • Lorrainie de Almeida Gonçalves Universidade Federal do Piauí (UFPI) Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Enfermagem Teresina, Piauí, Brasil http://orcid.org/0000-0002-9678-9952

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i3.672-679

Palavras-chave:

religião, espiritualidade, docentes, saúde, educação superior

Resumo

Objetivo: Caracterizar os docentes da área da saúde sobre aspectos sociodemográficos, formação acadêmica e índices de religião e espiritualidade. Métodos: Estudo quantitativo, realizado com 34 docentes da saúde de uma Instituição de Ensino Superior, em Teresina, Brasil, de dezembro/2015 a maio/2016. Foram aplicados questionários com variáveis sociodemográficas e de formação acadêmica, além de três escalas de religião e espiritualidade. Os dados foram processados no software SPSS. Resultados: Evidenciou-se o predomínio do sexo feminino, com média de 45 anos, casados, católicos, com média de 18 anos de formação e especializações em áreas diversas. Observou-se forte influência dos fatores espirituais e religiosos nas crenças, bem-estar espiritual e cotidiano dos docentes inseridos em práticas acadêmicas. Conclusão: A influência de aspectos religiosos, espirituais e bem-estar espiritual corrobora para a necessidade de reflexões sobre novas propostas metodológicas no Ensino Superior para atuação da prática acadêmica de docentes para os estudantes da saúde.

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Biografia do Autor

Bruna Sabrina de Almeida Sousa, Faculdade Evangélica do Meio Norte (FAEME) Especialização em Saúde Pública e Docência do Ensino Superior Teresina, Piauí, Brasil

Enfermeira. Curso de Graduação em Bacharelado em Enfermagem pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI. Teresina, Piauí, Brasil. Aluna de especialização em Saúde Pública e Docência do Ensino Superior. Faculdade Evangélica do Meio Norte (FAEME). Teresina, Piauí, Brasil.

E-mail: brunasabrina_almeida14@hotmail.com

Camila Aparecida Pinheiro Landim Almeida, Centro Universitário UNINOVAFAPI Coordenação de Pesquisa Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família Teresina, Piauí, Brasil

Enfermeira. Mestre e Doutora em Ciências na área de Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, EERP-USP, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. Docente Titular do Programa de Mestrado em Saúde da Família do Centro Universitário UNINOVAFAPI, Teresina, Piauí, Brasil.

E-mail: camila@uninovafapi.edu.br

Márcia Taynara da Silva Almeida, Centro Universitário UNINOVAFAPI Coordenação de Graduação em Bacharelado em Enfermagem Teresina, Piauí, Brasil

Aluna do 8º período do Curso de Graduação em Bacharelado em Enfermagem. Centro Universitário UNINOVAFAPI. Teresina, Piauí, Brasil.

E-mail: marciaalmeida190@outlook.com

Jardel Nascimento da Cruz, Centro Universitário UNINOVAFAPI Coordenação de Graduação em Bacharelado em Enfermagem Teresina, Piauí, Brasil

Aluno do 8º período do Curso de Graduação em Bacharelado em Enfermagem. Centro Universitário UNINOVAFAPI. Teresina, Piauí, Brasil.

E-mail: jardelnascimentoenfermagem14@gmail.com

Herica Emilia Félix de Carvalho, Universidade Federal do Piauí (UFPI) Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Enfermagem Teresina, Piauí, Brasil

Enfermeira. Curso de Graduação em Bacharelado em Enfermagem pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI. Teresina, Piauí, Brasil. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil.

E-mail: herica_emilly@hotmail.com.br

Lorrainie de Almeida Gonçalves, Universidade Federal do Piauí (UFPI) Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Enfermagem Teresina, Piauí, Brasil

Enfermeira. Curso de Graduação em Bacharelado em Enfermagem Universidade Federaç do Piauí (UFPI). Teresina, Piauí, Brasil. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil.

E-mail: lorrainiealmeida20@hotmail.com

Publicado

2020-02-14

Como Citar

1.
Sousa BS de A, Landim Almeida CAP, Almeida MT da S, Cruz JN da, Carvalho HEF de, Gonçalves L de A. Sociodemographic Characterization, Academic Formation and Both Religion and Spirituality Indexes from Health Professors / Caracterização Sociodemográfica, Formação Acadêmica e Índices de Religião e Espiritualidade de Docentes da Saúde. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 14º de fevereiro de 2020 [citado 25º de novembro de 2024];11(3):672-9. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6654

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Seção

Artigo Original

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