Perceptions of mothers of children with cerebral palsy: a look at the past and the future / Percepções de mães de crianças com paralisia cerebral: um olhar sobre o passado e o futuro

Autores

  • Tatiana Afonso Universidade Federal do Pará
  • Simone Souza da Costa Silva Universidade Federal do Pará
  • Fernando Augusto Ramos Pontes Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.7146

Palavras-chave:

Paralisia cerebral, Percepções maternas, Cuidado à criança, Teoria Fundamentada.

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo compreender as percepções de mães de crianças diagnosticadas com paralisia cerebral acerca dos aprendizados (passado) e expectativas (futuro) frente ao diagnóstico. Utilizou-se a Teoria Fundamentada (TF) para a análise dos dados a partir de entrevistas realizadas com 13 mães de crianças com PC no estado do Pará, Amazônia, Brasil. Após a coleta, as falas das participantes foram organizadas e problematizadas a partir da codificação dos dados. As categorias finais foram: O passado de aprendizado, Amadurecimento, Aprendendo sobre felicidade, O futuro de desafios e Dificuldades a serem vencidas. Quando o histórico de aprendizado acerca da paralisia cerebral se mostrava difícil e percebido como limitador, as mães se deparavam com um futuro preocupante frente aos poucos avanços do filho e as restrições relacionadas à carreira. Conclui-se que, apesar das dificuldades vividas, as mães percebiam-se realizadas com a construção dos intensos aprendizados vividos e nunca imaginados.

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Biografia do Autor

Tatiana Afonso, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 1999). Especialista em desenvolvimento infantil pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), mestre pelo Programa de Pós-Graduação Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Bolsista CNPQ 01/08/2009 a 28/02/2011. Bolsista CAPES 2012 - 2016 como doutoranda. Doutora e membro do Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento - LEDH - vinculado ao programa de pós-graduação da UFPA onde pesquisa desenvolvimento humano e famílias de crianças com paralisia cerebral.

Simone Souza da Costa Silva, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1994), mestrado em Psicologia nesta mesma instituição (2001) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2006 e pós doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade de Dortmund - Alemanha (2012), . Durante o mestrado, investigou a relação mãe-criança na situação de banho, no doutorado ampliou seu foco e investigou a estrutura e dinâmica das relações familiares em uma comunidade ribeirinha da Amazônia. Atualmente é professora e diretora adjunta do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC/UFPA) onde ocupa o cargo de Diretora Academica da Unidade além de atuar no Programa de Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC) e na faculdade de psicologia. Nos últimos anos desenvolveu pesquisas com famílias ribeirinhas e coordenou grupo de pesquisa que investigou os impactos gerados pelo Programa Bolsa Família (PBF). O interesse por famílias excluídas socialmente como as ribeirinhas e pobres se ampliou com os trabalhos sobre famílias de crianças com alteração de desenvolvimento. Este interesse se expressa na orientação de alunos de pós-graduação. Em termos gerais, seus principais temas de investigação são: desenvolvimento, família, alteração de desenvolvimento, estresse, relações parentais e co-parentais e resiliencia familiar.

Fernando Augusto Ramos Pontes, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1986), mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (1990) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1996) e pós-doutorado pela Universidade de Brasília (2002) e pela Technischen Universität Dortmund - Alemanha (2012). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Pará, vinculado ao Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento e ao Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Coordena em conjunto com mais 3 professoras o Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento no qual desenvolve pesquisas na área da Ecologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: relacionamento social, redes de relacionamento, parentalidade, coparentalidade, cultura de pares, cultura da brincadeira, brinquedos e brincadeiras tradicionais. Essas temáticas são investigadas preferencialmente em contextos de desenvolvimento na amazônia tais como a população ribeirinha, na família, no contexto de rua, as relações de pares em escola de inclusão educacional e instituição de abrigo e brinquedoteca.

 

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Publicado

2021-05-01

Como Citar

1.
Afonso T, Silva SS da C, Pontes FAR. Perceptions of mothers of children with cerebral palsy: a look at the past and the future / Percepções de mães de crianças com paralisia cerebral: um olhar sobre o passado e o futuro. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de maio de 2021 [citado 5º de dezembro de 2024];12:138-45. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7146

Edição

Seção

Artigo Original

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