Knowledge and security of university members of the biological sciences and health area on first aid / Conhecimento e segurança de universitários da área de ciências biológicas e da saúde sobre primeiros socorros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.7171

Palavras-chave:

Primeiros socorros, Estudantes de Ciências da Saúde, Conhecimento, Interdisciplinaridade.

Resumo

Objetivo: investigar o conhecimento sobre primeiros socorros de estudantes da área de ciências biológicas e da saúde de uma universidade pública brasileira. Métodos: Estudo transversal, quantitativo, tendo como população-alvo a totalidade de formandos dos cursos de graduação da área de ciências biológicas e da saúde de uma instituição de ensino superior(n= 219). Resultados: Do total de acadêmicos concluintes,146 (67%) responderam o questionário, constatou-se que dos oito cursos, dois não possuíam abordagens relacionadas à temática de primeiros socorros. Apenas 17,1% dos estudantes se avaliam preparados para atuarem frente a algumas situações. Conclusão: O número de graduandos em áreas relacionadas a saúde despreparados para agir frente a situações emergenciais frequentes no cotidiano foi expressivo, constituindo-se como insegurança para a sociedade em geral, e questionamento quanto as ofertas de ensino.

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Biografia do Autor

Camila Zanesco, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Enfermeira graduada pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Jessica Galvan, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Natália Galvão, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Danielle Bordin, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Cirurgiã-dentista pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) ? PR (2012). Mestre e Doutora em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Especialista em Saúde Pública e Gestão em Saúde.Foi professora colaboradora nas disciplinas de Saúde Coletiva I e II da Faculdade de Odontologia de Araçatuba - FOA/UNESP (2015). Atualmente é professora colaboradora nas disciplinas de Saúde Coletiva I e II, Educação em Saúde, Práticas em Saúde, História e Paradigmas Planejamento, Gerenciamento e Financiamento em Serviços de Saúde do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública da UEPG.

Cristina Berger Fadel, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa -PR (1996), mestrado em Odontologia Social pela Universidade Camilo Castelo Branco -SP (2001), doutorado em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- SP (2009) e pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- SP (2016). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde atua nas disciplinas de Saúde Coletiva do curso de Odontologia. Tem experiência na área de Odontologia e de Saúde Coletiva, com ênfase em Odontologia Social e Preventiva, atuando principalmente nos seguintes temas: odontologia, epidemiologia, educação e saúde, recursos humanos, política de saúde e Programa Saúde da Família.

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Publicado

2021-05-01

Como Citar

1.
Zanesco C, Galvan J, Galvão N, Bordin D, Berger Fadel C. Knowledge and security of university members of the biological sciences and health area on first aid / Conhecimento e segurança de universitários da área de ciências biológicas e da saúde sobre primeiros socorros. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de maio de 2021 [citado 27º de dezembro de 2024];12:155-61. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7171

Edição

Seção

Artigo Original

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