THE IMPORTANCE OF NURSES IN THE HANDLING OF THE PICC IN THE NEONATAL INTENSIVE CARE UNIT

Autores

  • Jecilea Pereira Barbosa HMON e HEAL

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i2.1827%201834

Palavras-chave:

Cateterismo venoso central, unidades de terapia intensiva neonatal, enfermagem neonatal

Resumo

Resumo: Este estudo aborda a manutenção do Cateter Venoso Central de Inserção Periférica, sendo ela um dos episódios mais comuns utilizadas nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, objetivando identificar as dificuldades encontradas pelo enfermeiro na manutenção desse cateter, de modo a contribuir para melhoria da assistência prestada ao recém-nascido. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica com abordagem qualitativa realizada na Biblioteca Virtual de Saúde (LILACS E BDENF).Após a coleta de dados foi realizada uma leitura exploratória, seletiva,critica e analise temática,emergindo as seguintes categorias:Principais dificuldades encontradas na manutenção do PICC e A importância do papel do enfermeiro na manutenção do PICC.Concluímos então que se faz necessário o conhecimento teórico prático do enfermeiro na implantação, manutenção e remoção do PICC reduzindo a dificuldade de utilização desse cateter para um tratamento de qualidade.     

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jecilea Pereira Barbosa, HMON e HEAL

Enfermeira especialista em neonatologia, enfermeira assistencial da maternidade Oswaldo nazareth e hospital estadual azevedo lima.

Downloads

Publicado

2011-04-11

Como Citar

1.
Barbosa JP. THE IMPORTANCE OF NURSES IN THE HANDLING OF THE PICC IN THE NEONATAL INTENSIVE CARE UNIT. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 11º de abril de 2011 [citado 29º de março de 2024];3(2):1827 1834. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/832

Edição

Seção

Revião

Plum Analytics