Evolução do estado nutricional e sintomatologia de indivíduos com doença inflamatória intestinal
Resumo
A doença inflamatória intestinal (DII) constitui uma variedade de alterações que acometem o trato gastrointestinal, cujos sinais e sintomas podem influenciar o estado nutricional dos indivíduos. Nesse sentido, o tratamento nutricional pode contribuir para a melhora do quadro e prognóstico. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi caracterizar uma amostra de indivíduos com DII no primeiro atendimento nutricional e avaliar a evolução do estado nutricional e sintomatologia após o tratamento nutricional em ambulatório especializado. Métodos: Coleta de dados (sociodemográficos, de estilo de vida, função intestinal, exames bioquímicos e medicação) e avaliação antropométrica (peso, estatura, perímetros corporais e dobras cutâneas) de indivíduos em acompanhamento nutricional em ambulatório, no período de outubro de 2016 a maio de 2018. As variáveis foram avaliadas nas consultas 1 e 2, com intervalo de 3 a 6 meses entre elas. Análises estatísticas foram realizadas com o programa SPSS versão 10.0, significância quando p<0,05. Resultados: Foram incluídos e caracterizados 106 pacientes (50,3±16,7 anos), com predominância do sexo feminino (71,7%), raça branca (52,4%) e distribuição semelhante de retocolite ulcerativa (47,6%) e doença de Crohn (46,7%). Um total de 44 pacientes foram avaliados na consulta 2 com redução do relato de náuseas (p=0,010), pirose (p=0,006), distensão abdominal (p=0,001) e tendência de redução da sensação de fadiga (p=0,061) entre as consultas 1 e 2. Em relação às medidas antropométricas, foi observado aumento da circunferência muscular do braço na consulta 2 (p=0,015). Conclusão: O tratamento nutricional parece atuar de forma positiva no estado nutricional e sintomas de pessoas com DII atendidas em ambulatório especializado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE RESPONSABILIDADE
SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos autorais do manuscrito (TÍTULO DO ARTIGO) à Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde. O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi publicado em nenhuma outra revista. O(s) autor(es) confirma(m) que os seguintes critérios foram atendidos e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo do trabalho: 1. Ter concebido e planejado o estudo e/ou interpretado os resultados do mesmo; 2. Ter participado da redação do artigo e suas correções; 3. Ter aprovado a versão final.
Concordo/amos que o manuscrito, uma vez publicado, torna-se propriedade permanente da SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde e não pode ser publicado sem o consentimento por escrito dos Editores.