Experimenting to play with hospitalized child: perception of nursing student / Experimentando o brincar junto a criança hospitalizada: percepção do acadêmico de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.10018

Palavras-chave:

Jogos e brinquedos, Criança hospitalizada, Estudantes de enfermagem, Ensino

Resumo

Objetivo: descrever a percepção dos acadêmicos de enfermagem em relação ao brincar junto a criança hospitalizada. Método: Estudo qualitativo, que ocorreu no período de abril a junho de 2016, por meio de atividades lúdicas, seguida de entrevista semiestruturada com 13 acadêmicos de enfermagem, sendo a entrevista transcrita e submetida à análise temática. Resultados: os acadêmicos identificaram o brincar como uma estratégia de cuidado à criança hospitalizada, devendo esta atividade se tornar rotina em ambiente hospitalar, pois promovem bem-estar e felicidade. Além disso, perceberam que, por meio da brincadeira, a criança cria um vínculo com o profissional, facilitando a assistência. Considerações finais: este estudo contribui para uma reflexão sobre o brincar para a criança hospitalizada, visando que esse conteúdo ultrapasse as fronteiras da sala de aula, favorecendo a sensibilização do aluno para sua utilização futura, quando enfermeiro.

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Biografia do Autor

Esvana Quinelato Cipriano, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, Brasil.

Enfermeira. Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, Brasil.

Mariana Rabello Laignier, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora adjunta do Departamento de Enfermagem. Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, Brasil.

Josemar Ferreira Júnior, Centro universitário do Espírito Santo. Colatina, Brasil.

Enfermeiro. Mestre em Ciências do Cuidado. Professor do Centro universitário do Espírito Santo. Colatina, Brasil.

Liliane Faria da Silva, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense. Niterói, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora adjunta do Departamento de enfermagem materno-infantil e psiquiátrica. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense. Niterói, Brasil.

Jéssica Renata Bastos Depianti, Escola de Enfermagem Anna Nery. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.

Enfermeira. Doutoranda em enfermagem. Escola de Enfermagem Anna Nery. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.

Luciana de Cássia Nunes Nascimento, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora adjunta do Departamento de Enfermagem. Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, Brasil.

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Publicado

2021-09-01 — Atualizado em 2021-09-08

Versões

Como Citar

1.
Cipriano EQ, Laignier MR, Júnior JF, da Silva LF, Bastos Depianti JR, Nunes Nascimento L de C. Experimenting to play with hospitalized child: perception of nursing student / Experimentando o brincar junto a criança hospitalizada: percepção do acadêmico de enfermagem. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 8º de setembro de 2021 [citado 14º de novembro de 2024];13:1329-35. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10018

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Artigo Original

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