Translation of knowledge based on scientific evidence to improve the clinical practice of obstetricians / Translação do conhecimento baseado em evidências científicas para melhorar a prática clínica de obstetras
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.10934Palavras-chave:
Parto normal, Auditoria clínica, Pesquisa médica translacionalResumo
Objetivo: avaliar a eficácia de intervenções educativas baseadas em evidências científicas para melhorar a prática clínica de obstetras. Método: estudo longitudinal com enfermeiros e médicos do Hospital Estadual de Santana, Amapá, Brasil, onde realizou-se 21 entrevistas estruturadas na pré e pós-auditoria, além de intervenções educativas com “auditoria e feedback” e “diretrizes de prática clínica” recomendadas pela Cochrane collaboration para provocar mudanças no comportamento dos profissionais de saúde. Os dados foram analisados através de uma escala Likert. Resultados: houve aumento de profissionais favoráveis à recomendação de práticas obstétricas, após as intervenções educativas, com aumento significativo da sutura perineal com fio sintético absorvível e a técnica de compressa morna no períneo; menos profissionais recomendaram as intervenções obstétricas, com redução significativa da manobra de Kristeller no parto. Conclusão: as intervenções educativas proporcionaram melhoras na prática dos profissionais.
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