Permanent education on palliative care for nursing professionals: an integrative literature review / Educação permanente sobre cuidados paliativos para profissionais de enfermagem: revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v14.11534

Palavras-chave:

Cuidados paliativos, Enfermagem, Educação Continuada

Resumo

Objetivo: identificar na literatura evidências científicas atuais acerca de educação permanente em cuidados paliativos para profissionais de enfermagem. Método: revisão integrativa da literatura realizada em seis etapas: 1- definição da questão norteadora; 2- busca na literatura nas bases de dados: Latin American and Caribbean Health Sciences Literature, Base de Dados em Enfermagem e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online por meio da combinação dos Descritores português: “Cuidados Paliativos”, “Enfermagem” e “Educação Continuada”; 3- definição das informações a serem extraídas dos estudos; 4- avaliação crítica; 5- interpretação dos resultados; 6- síntese do conteúdo. Resultados: seis artigos selecionados para leitura na íntegra, emergindo duas categorias para discussão. Conclusão: trata-se de uma temática recente, porém em ascensão. Observou-se um número reduzido de estudos, indicando a necessidade de novas pesquisas no campo dos cuidados paliativos e educação permanente nessa área.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira graduada em licenciatura e bacharelado pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Especialização em Terapia Intensiva pela Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP-UFF). Mestranda de Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial (MPEA - Uff).

Fátima Helena do Espírito Santo, Universidade Federal Fluminense

PhD in Nursing from Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Associate Professor, Department of Medical-Surgical Nursing fro Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa from Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF).

 

 

Referências

Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) [homepage na internet]. A enfermagem em cuidados paliativos. [acesso em 19 jul 2020]. Disponível em: https://paliativo.org.br/a-enfermagem-em-cuidados-paliativos.

World Health Organization (WHO). Paliative Care. [Internet]. 2018 [cited 2020 jul 19]. Avaible from: https://www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/palliative-care.

Worldwide Palliative Care Alliance (WPCA). Global atlas of palliative care at the end of life. [Internet]. 2014 [cited 2020 jul 23]. Avaible from: https://www.who.int/nmh/Global_Atlas_of_Palliative_Care.pdf.

Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP). ANCP e Cuidados Paliativos no Brasil. [Internet]. 2020 [acesso 2020 jul 19]. Disponível em: https://paliativo.org.br/cuidados-paliativos/cuidados-paliativos-no-brasil/.

Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP). O que são cuidados paliativos. [Internet]. 2018 [acesso 2020 jul 19]. Disponível em: http://paliativo.org.br/cuidados-paliativos/o-que-sao/.

Dias CA. Manual prático de terapia intensiva. 1. ed. São Paulo: Editora Martinari; 2017.

Martins AM, Carvalho JS. A morte no contexto hospitalar: revisão de literatura nacional sobre a atuação do Psicólogo. Rev. SBPH. [Internet]. 2015 [acesso em 20 de julho 2020]; 18(2). Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rsbph/v18n2/v18n2a09.pdf.

Associação Médica Brasileira (AMB). Comissão Intergestores Tripartite. Resolução n° 41, de 31 de outubro de 2018. Dispõe sobre as diretrizes para a organização dos cuidados paliativos, à luz dos cuidados continuados integrados, no âmbito Sistema Único de Saúde (SUS). 2018 [acesso 2020 ago 04]. Disponível em: https://www.poderesaude.com.br/novosite/images/Oficial_23.11.18_-_II.pdf.

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2009. [acesso em 04 de agosto 2020]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude.pdf.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 278, de 27 de fevereiro de 2014. Institui diretrizes para implementação da Política de Educação Permanente em Saúde, no âmbito do Ministério da Saúde (MS). [portaria na internet]. Diário Oficial da União 27 fev 2014 [acesso em 04 ago 2020] Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2014/prt0278_27_02_2014.html.

Souza MT, Silva MD, Carvalho R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo). [Internet]. 2010 [acesso em 11 de novembro 2020]; 8(1). Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/eins/v8n1/pt_1679-4508-eins-8-1-0102.pdf.

Takahashi J, Yuka S, Gardin S. O que é PICO e PICo? Biblioteca WAH, Escola de Enfermagem, USP, Brasil, 2014 [acesso em 30 de outubro 2020]. Disponível em: https://pt.slideshare.net/bibliotecaee/o-que-pico-e-pico.

Chover SE, Martínez SA, Lapeña MY. Conhecimentos em cuidados paliativos dos profissionais de enfermagem de um hospital espanhol. Rev. latinoam. enferm. (Online). [Internet]. 2017 [acesso em 18 de novembro 2020]; 25: e2847. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1518-8345.1610.2847.

Ahlström G, Nilsen P, Benzein E et al. Implementation of knowledge-based palliative care in nursing homes and pre-post post evaluation by cross-over design: a study protocol. BMC palliat. care. [Internet]. 2018 [cited 2020 nov 01]; 17(52). Avaible from: https://doi.org/10.1186/s12904-018-0308-2.

Frey R, Balmer D, Boyd M, Robinson J, Gott M. Palliative care nurse specialists' reflections on a palliative care educational intervention in long-term care: an inductive content analysis. BMC palliat. care. [Internet]. 2019 [cited 2020 nov 01]; 18(1). Avaible from: https://bmcpalliatcare.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12904-019-0488-4.

Cezar VS, Waterkemper R, Rabin EG, Castilho RK, Reys KZ. Continuous Education in Palliative Care: an Action Research Proposal. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online). [Internet]. 2019 [cited 2020 nov 11]; 11(n.esp). Avaible from: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i2.324-332.

Puggina CC, Amestoy SC, Fernandes HN, Carvalho LA, Báo ACP, Alves F. Educação Permanente em Saúde: instrumento de transformação do trabalho de enfermeiros. Revista Espaço para a Saúde. [Internet]. 2015 [acesso em 11 de novembro 2020]; 16(4). Disponível em: http://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/386/11.

Ferrell B, Malloy P, Virani R. The End of Life Nursing Education Nursing Consortium project. Ann. palliat. med. (Online). [Internet]. 2015 [cited 2020 nov 01]; 4(2). Avaible from: https://doi.org/10.3978/j.issn.2224-5820.2015.04.05.

Levine S, O'Mahony S, Baron A, Ansari A, Deamant C, Frader J, Leyva I, et al. Training the Workforce: Description of a Longitudinal Interdisciplinary Education and Mentoring Program in Palliative Care. J. pain symptom manage. [Internet]. 2017 [cited 2020 nov 01]; 53(4). Avaible from: https://doi.org/10.1016/j.jpainsymman.2016.11.009.

Backes VMS, Lino MM, Prado ML, Reibnitz KS, Canaver BP. Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2008 [acesso em 12 de novembro 2020]; 61(6). Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-71672008000600011.

Falkenberg MB, Mendes TPL, Moraes EP, Souza EM. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciênc. Saúde Colet. [Internet]. 2014 [acesso em 12 de novembro 2020]; 19(3). Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.01572013.

Jack BA, Kinloch K, O’Brien MR. Teaching nurses to teach: A qualitative study of nurses’ perceptions of the impact of education and skills training to prepare them to teach end-of-life care. J. clin. nurs. [Internet]. 2019 [cited 2020 nov 12]; 28. Avaible from: https://doi.org/10.1111/jocn.14786.

Ministério da Saúde (BR). Secretaria-Executiva. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2009. [acesso em 12 de novembro 2020]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/glossario_sgtes.pdf.

Publicado

2022-10-05 — Atualizado em 2022-10-05

Versões

Como Citar

1.
de Magalhães Barbosa AP, do Espírito Santo FH. Permanent education on palliative care for nursing professionals: an integrative literature review / Educação permanente sobre cuidados paliativos para profissionais de enfermagem: revisão integrativa da literatura. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 5º de outubro de 2022 [citado 19º de dezembro de 2024];14:e-11534. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/11534

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics