Educational technologies in patient safety in a post-anesthesia care unit: integrative review / Tecnologias educativas na segurança do paciente em unidade de recuperação pós-anestésica: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v17.12066Palavras-chave:
Segurança do paciente, Tecnologia educacional, Enfermagem perioperatóriaResumo
Objetivo: identificar as principais tecnologias educativas e os seus aspectos acerca da segurança do paciente utilizadas na unidade de recuperação pós-anestésica. Método: revisão de literatura, realizada entre janeiro e fevereiro de 2021. Bases de dados: Cummulative Index to Nursin gand Alied Health Literature; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde; Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos e Web of Science. A revisão seguiu os preceitos orientados pelos “Principais Itens para Relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises” e foi realizado uma análise minuciosa, guiados pelos níveis de evidências e rigor metodológico proposto pelo Joanna Briggs Institute. Resultados: Incluídos 10 artigos. As principais tecnologias educativas foram: protocolos, manuais, aplicativos, checklist, criação de instrumentos e ferramentas clínicas. Considerações: as tecnologias educativas possuem um papel de significância, objetividade e cuidado ao ofício da enfermagem, contribuindo para que medidas de segurança ao paciente.
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