Educational technologies in patient safety in a post-anesthesia care unit: integrative review / Tecnologias educativas na segurança do paciente em unidade de recuperação pós-anestésica: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v17.12066

Palavras-chave:

Segurança do paciente, Tecnologia educacional, Enfermagem perioperatória

Resumo

Objetivo: identificar as principais tecnologias educativas e os seus aspectos acerca da segurança do paciente utilizadas na unidade de recuperação pós-anestésica. Método: revisão de literatura, realizada entre janeiro e fevereiro de 2021. Bases de dados: Cummulative Index to Nursin gand Alied Health Literature; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde; Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos e Web of Science. A revisão seguiu os preceitos orientados pelos “Principais Itens para Relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises” e foi realizado uma análise minuciosa, guiados pelos níveis de evidências e rigor metodológico proposto pelo Joanna Briggs Institute. Resultados: Incluídos 10 artigos. As principais tecnologias educativas foram: protocolos, manuais, aplicativos, checklist, criação de instrumentos e ferramentas clínicas. Considerações: as tecnologias educativas possuem um papel de significância, objetividade e cuidado ao ofício da enfermagem, contribuindo para que medidas de segurança ao paciente.

 

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Biografia do Autor

Maria Milaneide Lima Viana, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira pelo Centro Universitário de João Pessoa UNIPÊ (2015-2019). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB (2020), Bolsista no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela CAPES. Especialista em Docência do Ensino Superior em Enfermagem pela Universidade Cândido Mendes, (UCAM-2021). Especialista em Urgência e Emergência pela Faculdade Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão (CBPEX-2019-2021) Especialista em Saúde Pública faculdade Prominas (2021). Pesquisadora nas áreas temáticas de: promoção e prevenção da saúde na saúde da mulher e atenção básica. Contato: milaneide.lima@gmail.com Contato: Ligação e WhatsApp: (83) 9 9949-9499

Deborah Helena Batista Leite , Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (PPGENF/UFPB). Pós-Graduanda em Saúde Coletiva com Ênfase em PSF/Sanitarista pelo Instituto de Formação, Assessoria e Pesquisa. Pós Graduanda em Auditoria em Serviços de Enfermagem pela DNA Pós Graduação/COREN-PB. Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2021). Licenciatura plena em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2021). Especialização em Urgência e Emergência pela Faculdade de Goiana (2022). Atuando principalmente nos seguintes temas: saúde pública, urgência e emergência, saúde do adulto e idoso.

Cleide Rejane Damaso de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1985), graduação em Licenciatura Em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1996) e Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Paraíba e professor associado da Universidade Federal da Paraíba. Vice coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Ética e Bioética e Cuidados Paliativos (NEPB-CP) Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Técnicas Fundamentais de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, semiologia e semiotécnica da enfermagem, primeiros socorros, reanimação cárdio respiratória e úlceras de pressão.

Uthania de Mello França, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba (1988), mestrado em Enfermagem Em Saúde Pública pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e doutorado em Ciências da Saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é docente na Classe de PROFESSOR ASSOCIADO I na Universidade Federal da Paraíba no Departamento de Enfermagem Clínica-DENC e no Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva - NESC. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, Controle e Assistência eme Doenças Infecciosas e Parasitárias -DIP, atuando principalmente nos seguintes temas:Gestão Pública; Epidemiologia; Tuberculose; Infecções Sexualmente Transmissíveis -IST e HIV/AIDS..

Francileide de Araújo Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1992), especialização em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (FIOCRUZ-RJ/1995) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da UFPB (2016). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em paciente crítico, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem Cirúrgica, Enfermagem na Atenção ao Paciente Crítico, Cuidados Paliativos e Modelo Calgary de Avaliação e Intervenção na Família. Atualmente é membro colaborador do projeto de extensão: A extensão contribuindo com as ações de prevenção e tratamento de feridas do Hospital Universitário Lauro Wanderley - UFPB.

Jacira Santos Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1988), especialização em Médico-cirurgica pela Universidade Estadual do Ceará (1996) e mestrado em Enfermagem Clínico Cirúrgica pela Universidade Federal do Ceará (1999). Doutora pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP/UFPB/UFPI (2013). Professor Associado da Graduação e Pós-Graduação de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Coordenadora do programa de pós graduação em Enfermagem/UFPB (2021-2023). Lider do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Processo de Cuidar em Enfermagem e Saúde. Projeto vinculado ao PPGENF/UFPB intitulado: Cuidados de Enfermagem no atendimento ao indivíduo/família/comunidade nos diversos cenários de prática.Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Clínico-Cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, processo de cuidar, diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem, doenças crônicas (hipertensão arterial, diabetes, DPOC, cirrose e doenças renais) e mais recente a temática risco de quedas em pacientes adultos e idosos.

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Publicado

2025-03-10 — Atualizado em 2025-04-22

Versões

Como Citar

1.
Viana MML, Batista Leite DH, Damaso de Araújo CR, de Mello França U, de Araújo Rodrigues F, Santos Oliveira J. Educational technologies in patient safety in a post-anesthesia care unit: integrative review / Tecnologias educativas na segurança do paciente em unidade de recuperação pós-anestésica: revisão integrativa. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 22º de abril de 2025 [citado 14º de junho de 2025];17:e-12066. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/12066

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

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