‘Death Café’: perceptions of university students and professors about death and the finitude of life / ‘Death Café’: percepções de estudantes e professores universitários sobre morte e finitude de vida
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v15.12222Palavras-chave:
MORTE, CUIDADOS PALIATIVO, ENSINO, UNIVERSIDADE, LOGOTERAPIAResumo
Objetivo:este estudo teve como objetivo identificar as percepções de estudantes e docentes universitários da área da saúde sobre a morte e a finitude da vida, após participarem de uma atividade do tipo “Death Café”. Método: pesquisa descritiva, de abordagem clínico-qualitativa, realizada com 17 estudantes universitários e 6 professores em que se empregou a análise de conteúdo como método da análise de dados. Os resultados foram discutidos a partir do referencial da logoterapia. Resultados: emergiram quatro categorias: Qualidade de vida e morte, Morte e transcedentalidade, Preferências de fim de vida e Quebrando tabus. Conclusão: evidenciou-se uma mudança na compreensão dos participantes sobre o sentido da vida e da morte ao final da atividade proposta.
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