Hardiness personality and associated factors in professors of undergraduate health courses / Personalidade hardiness e fatores associados em docentes de cursos de graduação da área da saúde
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v15.12639Palavras-chave:
Docentes, Resiliência Psicológica, Saúde do trabalhadorResumo
Objetivo: identificar os fatores associados à personalidade hardiness entre docentes atuantes no ensino superior de uma instituição federal de ensino. Método: estudo epidemiológico, transversal e analítico com 88 docentes dos cursos de graduação da área de saúde da instituição. Como instrumento, utilizou-se a escala hardiness associada a um questionário para investigar as características sociodemográficas e ocupacionais. Resultados: evidenciou-se hardiness moderado a alto entre os docentes e essa personalidade esteve associada a variáveis como ter filhos, ter tirado férias no último ano, não ter feito uso de remédios controlados no último ano e não apresentar diagnóstico de distúrbio de ansiedade, ou seja, exibiam padrões de resiliência relacionados a uma condição de enfrentamento frente ao estresse. Conclusão: os docentes que exibiam resistência ocupacional apresentavam fatores protetores importantes para a sua saúde, além disso, colaboravam para que o ambiente de trabalho se tornasse mais harmônico, podendo favorer o processo de ensino-aprendizagem.
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