Hardiness personality and associated factors in professors of undergraduate health courses / Personalidade hardiness e fatores associados em docentes de cursos de graduação da área da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v15.12639

Palavras-chave:

Docentes, Resiliência Psicológica, Saúde do trabalhador

Resumo

Objetivo: identificar os fatores associados à personalidade hardiness entre docentes atuantes no ensino superior de uma instituição federal de ensino. Método: estudo epidemiológico, transversal e analítico com 88 docentes dos cursos de graduação da área de saúde da instituição. Como instrumento, utilizou-se a escala hardiness associada a um questionário para investigar as características sociodemográficas e ocupacionais. Resultados: evidenciou-se hardiness moderado a alto entre os docentes e essa personalidade esteve associada a variáveis como ter filhos, ter tirado férias no último ano, não ter feito uso de remédios controlados no último ano e não apresentar diagnóstico de distúrbio de ansiedade, ou seja, exibiam padrões de resiliência relacionados a uma condição de enfrentamento frente ao estresse. Conclusão: os docentes que exibiam resistência ocupacional apresentavam fatores protetores importantes para a sua saúde, além disso, colaboravam para que o ambiente de trabalho se tornasse mais harmônico, podendo favorer o processo de ensino-aprendizagem.

 

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Biografia do Autor

Ana Paula de Oliveira Nascimento Alves, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Mestra em Saúde, Sociedade e Ambiente, professora de departamento de enfermagem do Centro Universitário Funorte.

Rene Ferreira da Silva Junior

Mestre em Ciências da Saúde, professor de enfermagem do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais.

Lara Isabella Souza Santos, Faculdade Pitágoras de Poços de Caldas

Aluna de graduação em odontologia, Faculdade Anhanguera, Poços de Caldas.

Leila das Graças Siqueira, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Ciências da Saúde, professora do departamento de enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros.

Carla Silvana de Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Ciências, professora do programa de pós-graduação em ciências da saúde da Universidade Estadual de Montes Claros.

Ana Catarina Perez Dias, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutora em Nutrição Humana Aplicada, professora do programa de pós-graduação em saúde, sociedade e ambiente, Diamantina.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

1.
Alves AP de ON, da Silva Junior RF, Souza Santos LI, Siqueira L das G, Oliveira e Silva CS de, Perez Dias AC. Hardiness personality and associated factors in professors of undergraduate health courses / Personalidade hardiness e fatores associados em docentes de cursos de graduação da área da saúde. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 21º de dezembro de 2023 [citado 23º de dezembro de 2024];15:e-12639. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/12639

Edição

Seção

Artigo Original

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