DYSTHANASIA: ETHICAL REFLECTIONS ON THE LIMITS OF THERAPEUTIC EFFORTS IN INTENSIVE CARE UNITS
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i1.%25pPalavras-chave:
Unidades de Terapia Intensiva, Doente Terminal, Bioética, Enfermagem.Resumo
Objetivo: Refletir, na perspectiva de doentes, família e profissionais de saúde. sobre o prolongamento da vida de doentes fora de possibilidades terapêuticas atuais em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Metodologia: Revisão sistemática de literatura. Foram selecionados 13 artigos nas bases de bancos de dados da LILACS, BIREME, MEDLINE, SCIELO e BDENF, referenciados por Descritores em Ciência da Saúde (DeCS) disponíveis na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), mais 13 trabalhos provenientes de periódicos de revista e/ou monografias, resultando em 26 materiais usados para subsidiar a revisão bibliográfica. Foi utilizados na busca os seguintes descritores: Unidades de Terapia Intensiva, Bioética, Enfermagem e Equipe de Enfermagem.
Resultados: Emergiram núcleos de sentidos dos resultados apontados nas fontes pesquisadas que nos rementem as seguintes categorias: Discussão Ética e Legal acerca do prolongar o sofrimento nas Unidades de Terapia Intensiva; Reflexões sobre a Distanásia no contexto dos profissionais de saúde, do pacientedoente e da família.
Considerações finais: Os profissionais da saúde são peças chave na preservação da dignidade do doente sem perspectiva de vida nas Unidades de Terapia Intensiva. A decisão sobre o prolongar o sofrimento merece ser discutido pela equipe de saúde e deixam lacunas importantes no diálogo dos profissionais. Há uma necessidade de fortalecimento do elo entre os profissionais de saúde, família e doente. Este talvez seja o ponto principal para um melhor discernimento sobre o agir de forma digna e ética na assistência de doentes sem perspectiva de vida.
Descritores: Unidades de Terapia Intensiva, Doente Terminal, Bioética, Enfermagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.