Leprosy: health education with children and adolescents – systematic review / Hanseníase: educação em saúde com crianças e adolescentes – revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v17.13612Palavras-chave:
Adolescente; Criança; Educação em saúde; Enfermagem; HanseníaseResumo
Objetivo: identificar como está sendo trabalhada a educação em saúde sobre hanseníase, com crianças e adolescentes escolares. Método: revisão sistemática, realizada de novembro de 2022 a janeiro de 2023, nas principais bases de dados em saúde; utilizando os softwares Rayyan para classificação; Agency for Healthcare Researchand Quality para o nível de evidência; ferramenta Cochrane RoB para risco de viés, método GRADE para a qualidade da evidência e Critial Appraisal Skills Programme para analisar o rigor metodológico das pesquisas, em seguida, as informações foram sintetizadas segundo a técnica de Bardin. Resultados: quatro artigos, publicados entre os anos 1991 a 2015, possuindo nível de evidência quatro e categoria A de rigor metodológico. Conclusão: intervenções educativas podem proporcionar tanto pontos positivos como negativos, que estão agregados ao modo como são abordadas, sendo necessária uma abordagem planejada, organizada e adequada para construir o pensamento crítico e reflexivo dos alunos sobre as doenças.
Downloads
Referências
Costa AKAN, Pfrimer IAH, Menezes AMF, Nascimento LB, Carmo Filho JR. Clinical and epidemiological aspects of leprosy. J Nurs UFPE online. [Internet]. 2019 [cited 2023 Jan 11];13(2). Available from: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v13i02a236224p346-362-2019.
World Health Organization (WHO). Towards zero leprosy. Global leprosy (Hansen’s Disease) strategy 2021–2030. World Health Organization. [Internet]. 2021 [cited 2023 jan 11]. Available from: https://apps.who.int/iris/handle/10665/340774.
Paula HL, Souza CDF, Silva SR, Martins-Filho PRS, Barreto JG, Gurgel RQ, et al. Risk Factors for Physical Disability in Patients With Leprosy A Systematic Review and Meta-analysis. JAMA Dermatol. [Internet]. 2019 [cited 2023 jan 11];155(10). Available from: https://doi.org/10.1001/jamadermatol.2019.1768.
Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de Vigilância em Saúde. [recurso eletrônico] 4ª. ed. – Brasília: Ministério da Saúde. [Internet]. 2019 [cited 2023 jan 11]; 725 p.
Silva Júnior FJG, Sales JCS, Galiza FT, Monteiro CFS (Org). Políticas, epidemiologia e experiências no Sistema Único de Saúde (SUS): possibilidades e desafios do cenário brasileiro. Curitiba: Editora CRV. 2020 [cited 2023 jan 11]; 474 p.
Barbosa J, Ramalho W. Possíveis cenários epidemiológicos para o Brasil em 2040/ Jarbas Barbosa, Walter Ramalho. – RJ: Fundação Oswaldo Cruz. 2021 [cited 2023 jan 11]; 48p.
Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Boletim Epidemiológico Hanseníase 2022. Brasília: Ministério da Saúde. [Internet]. 2022 [cited 2023 jan 11]; Número Especial. Available from: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/boletins-epidemiologicos/especiais/2022/boletim-epidemiologico-de-hanseniase-_-25-01-2022.pdf.
Silva VS, Braga IO, Palácio MAV, Takenami I. Cenário epidemiológico da hanseníase e diferenças por sexo. Rev Soc Bras Clin Med. [Internet]. 2021 [cited 2023 jan 11];19(2). Available from: http://www.sbcm.org.br/ojs3/index.php/rsbcm/article/view/805/458.
Ribeiro DM, Lima BVM, Marcos EAC, Santos MEC, Oliveira DV, Araujo MB, et al. Epidemiological overview of Leprosy, neglected tropical disease that plagues northeast Brazil. RSD. [Internet]. 2022 [cited 2023 jan 11]; 11(1):e23111124884. Available from: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i1.24884.
Lopes EFB, Silva LSA, Rotta CS, Oliveira JHM, Menezes IR, Nakamura L, et al. Educação em saúde: uma troca de saberes no combate ao estigma da hanseníase. Braz. J. of Develop. [Internet]. 2020 [cited 2023 jan 11];6(2):5350-5368. Available from: http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n2-001.
Farias RC, Santos BRF, Vaconcelos LA, Moreira LCS, Mourão KQ, Mourão KQ. Leprosy: health education in front of prejudice and social stigms. RSD. [Internet]. 2020 [cited 2023 jan 11];9(8):e114984923. Available from: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.4923.
Mendes KDD, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contexto enferm. [Internet]. 2008 [cited 2023 jan 11];17(4). Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v17n4/18.pdf.
Galvão APFC, Cerqueira LTC, Aragão FBA, Martinelli CVM, et al. Estratégia pico para evidências científicas: impacto na qualidade de vida do paciente hemodialítico. Revista Nursing. [Internet]. 2021 [cited 2023 jan 19];24(283). Available from: https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i283p6642-6655.
Vanhecke TE, Zotero. Jornal da Associação de Bibliotecas Médicas: JMLA, 2008 [cited 2023 mar 04]; 96(3):275.
Mourad Ouzzani, Hossam Hammady, Zbys Fedorowicz, and Ahmed Elmagarmid. Rayyan — a web and mobile app for systematic reviews. Systematic Reviews. [Internet]. 2016 [cited 2023 mar 04];5:210. Available from: https://doi.org/10.1186/s13643-016-0384-4.
Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, Boutron I, et al. The PRISMA 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. The BMJ. [Internet]. 2021 [cited 2023 jan 11];372(n71). Available from: https://doi.org/10.1136/bmj.n71.
Melnyk, BM, Fineout-Overholt, E. Evidence-based practice in nursing & healthcare: a guide to best practice. Philadelphia: Lippincot Williams & Wilkins. 2005:3-24.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. Diretrizes metodológicas: Sistema GRADE – Manual de graduação da qualidade da evidência e força de recomendação para tomada de decisão em saúde – Brasília: Ministério da Saúde, 2014; [cited 2023 jan 20], 72 p.
Higgins JPT, Savović J, Page MJ, Elbers RG, et al. Chapter 8: Assessing risk of bias in a randomized trial. In: Higgins JPT, Thomas J, Chandler J, Cumpston M, Li T, Page MJ, Welch VA (editors). Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions version 6.3. Cochrane. [Internet]. 2022 [cited 2023 jan 11]. Available from: www.training.cochrane.org/handbook.
Falavigna M. RoB 2.0 – Risco de viés em ensaios clínicos randomizados. HTANALYZE. [Internet]. 2021 [acesso em 11 de janeiro 2023]. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/fr/lil-670595.
Schardong J, Stein C, Della Méa Plentz R. Neuromuscular Electrical Stimulation in Chronic Kidney Failure: A Systematic Review and Meta-analysis. Arch Phys Med Rehabil. [Internet]. 2020 [cited 2023 jan 11];101(4). Available from: https://doi.org/10.1016/j.apmr.2019.11.008.
Sousa, Artur Custódio Moreira de (org.). Hanseníase: Direitos Humanos, Saúde e Cidadania / Organizadores: Artur Custódio Moreira de Sousa, Paula Soares Brandão e Nanda Isele Gallas Duarte; Prefácio de Alice Cruz. 1. ed. Porto Alegre: Rede Unida, 2020. 516 p. DOI: 10.18310/9786587180250.
Word Health Organization (WHO). Towards zero leprosy Global Leprosy (Hansen’s disease) Strategy 2021-2030. Word Health Organization, 2021 [cited 2023 jan 20];1–30. Available from: https://www.who.int/publications/i/item/9789290228509.
Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009 [cited 2023 jan 19]; 9:64. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude.pdf.
Figueiredo Junior AM, Frazão JM, Silva ATS, Trindade LM, Contente TMS, Machado THG, et al. A importância do processo de educação em saúde entre estudantes da área da saúde: um relato de experiência. REAC/EJSC. [Internet]. 2020 [cited 2023 jan 21];11:e3003. Available from: https://doi.org/10.25248/reac.e3003.2020.
Sousa CEGC. Metodologias ativas de ensino aprendizagem na área da saúde: revisão de literatura. Jnt-facit business and technology journal. [Internet]. 2020 [cited 2023 jan 21];21(1). Available from: http://revistas.faculdadefacit.edu.br/index.php/JNT/article/view/767.
Mota PAT, Dantas CWM, Fernandes LSL, Dublante CAS. Democratization of school management: mechanisms for participation in school. RSD. [Internet]. 2021 [cited 2023 jan 25];10(12):e374101220297. Available from: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i12.2029.
Nardi SMT. Deficiências físicas e incapacidades na Hanseníase e os desafios da reabilitação. Hansen Int. [Internet]. 2021 [cited 2023 jan 25];46. Available from: https://doi.org/10.47878/hi.2021.v46.37343.
Souza BS, Sales ACS, Moita LA, Andrade GL, Silva FDS, Souza TF, et al. Desafios atuais para a erradicação hanseníase: do diagnóstico ao tratamento. Research, Society and Development. [Internet]. 2022 [cited 2023 jan 20];11(11):e196111133495. Available from: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i11.33495.
Jacob MES, Melo MC, Sena RMC, Silva IJ, Mafetoni RQ, Souza KCS. Ações educativas para promoção da saúde na escola: revisão integrativa. Saúde e Pesqui. Maringá: Paraná. [Internet]. 2019 [acesso em 20 de janeiro 2023];2(2). Disponível em: http://dx.doi.org/10.17765/2176-9206.2019v12n2p419-426.
Marchetti JR, Santos LM, Reis LA. Saúde na escola: uma ferramenta de atenção à saúde. APExxe. [Internet]. 2020 [acesso em 25 de janeiro 2023];5:e24176. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/24176.
Capelario EFS, Silva ACR, Silva FRA, Caetano BRF, Silveira RE, Silva YTV, et al. Relação do Programa Saúde na Escola (PSE) com a promoção da qualidade de vida e educação integral: Revisão integrativa de literatura. Research, Society and Development. [Internet]. 2022 [acesso em 25 de janeiro 2023];11(17):e42111738816. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i17.38816.
Page M J, McKenzie J E, Bossuyt P M, Boutron I, Hoffmann T C, Mulrow C D et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews BMJ. [Internet]. 2021 [cited 2023 jan 25];372(71). Available from: http://dx.doi.org/10.1136/bmj. n71.
Critical Appraisal Skills Programme (CASP). CASP Systematic Review Checklist. [Internet]. Oxford: CASP UK; 2024 [acesso em 28 oct 2024]. Disponível em: https://casp-uk.net/casp-tools-checklists/systematic-review-checklist.
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-07-24 (2)
- 2025-04-25 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.












