Instrument for applying the nursing process in prenatal care: nurses' perception / Instrumento para aplicação do processo de enfermagem no pré-natal: percepção dos enfermeiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v17.13835

Palavras-chave:

Saúde da Mulher, Cuidado pré-natal, Cuidados de Enfermagem, Enfermagem

Resumo

Objetivo: descrever a percepção dos enfermeiros quanto à utilização de um instrumento para aplicação do Processo de Enfermagem na consulta pré-natal. Método: estudo qualitativo desenvolvido com enfermeiras atuantes na assistência ao pré-natal em Pernambuco, Brasil. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas com roteiro. O conteúdo foi transcrito e analisado de acordo com o referencial metodológico de Bardin e apoio do software Iramuteq. Resultados: evidenciaram-se quatro categorias: 1- Uniformidade dos registros de saúde durante o pré-natal; 2- Registro como norteador da conduta de enfermagem durante o pré-natal; 3- Ambivalência do enfermeiro no uso do instrumento no cuidado à gestante e; 4- Relação do uso do instrumento e os benefícios ao cuidado no pré-natal. Conclusão: a utilização de um instrumento na consulta pré-natal melhora a qualidade dos registros de enfermagem. Ademais, observou-se o impacto que a aplicação do Processo de Enfermagem traz para a prática profissional.

 

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Biografia do Autor

Jadelma Luanna Ebla dos Santos, Gerencia regional de Saúde do Estado de Pernambuco (GERES)

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA). Residente em Saúde Coletiva pela Secretaria de Saúde de Recife (SESAU). Possui experiência de docência na graduação como monitora nas disciplinas de Sistematização da Assistência de Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Farmacologia e Terapêutica e UTI . Extensionista dos projetos, Saúde Bucal Hospitalar e PET-SAÚDE. Mantém interesse em pesquisa nas áreas de Enfermagem, Oncologia, Saúde Coletiva, Saúde Mental e Saúde da Mulher. Possui experiência em docência em curso para Técnico de Enfermagem, nas disciplinas de Saúde Pública, Saúde da Mulher e da Criança, Saúde do Idoso, Saúde Mental, Semiologia, Anatomia e Urgência e Emergência. Também possui atuação em serviço de urgência e emergência e atenção primária à saúde.

Camilla Ribeiro Lima de Farias, Universidade de Pernambuco

Enfermeira, Bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande (FCM). Doutora em Cirurgia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Pós-graduada em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC); Pós-graduada em Saúde Pública pela Fundação Universitária de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão/Centro Universitário de João Pessoa (FURNE-UNIPÊ). Experiência como docente no ensino técnico, superior e pós-graduação. Professora adjunta da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco (FENSG/UPE) na área de Enfermagem Clínica-cirúrgica e CME. Membro e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovação e Empreendedorismo na Assistência à Saúde (INOVES) da UPE, com foco na linha de pesquisa em Enfermagem Perioperatória e Centro de Material e Esterilização. Avaliadora de periódicos científicos nacionais. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Graduação em Enfermagem da FENSG/UPE. Atuou como enfermeira assistencial do Centro Cirúrgico e CME da Clínica Escola da UNIFACISA; Coordenadora do Centro Cirúrgico e CME do Hospital da Visão e Coordenadora do Centro Cirúrgico e CME do Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa (HELP). Tem interesse nos seguintes temas de investigação: Enfermagem Perioperatória, Processo de Cuidar em Enfermagem, Segurança do paciente, Epidemiologia Clínica, Tecnologias Educativas e Promoção da Saúde.

Ryanne Carolynne Marques Gomes Mendes, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-2023). Mestre em Enfermagem (UFPE-2019). Possui especialização em Didático-pedagógico para Educação em Enfermagem (UFPE-2020). É graduada em Enfermagem pelo Centro Acadêmico de Vitória (CAV) (UFPE/CAV-2017). Teve sua tese premiada no Prêmio CAPES de Tese - Edição 2024, na área de enfermagem, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é Professora Adjunta da UFPE-CAV, Magistério Superior; e é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPE. Realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) - Campus Pesqueira. É Membro Associado da Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem (RePPE) e Membro da Comissão de Sistematização da Assistência de Enfermagem (COMSISTE) da Associação Brasileira de Enfermagem de Pernambuco (ABEn-PE). É editora de seção da Revista de Enfermagem UFPE on line (REUOL) e revisora de periódicos nacionais e internacionais da área de enfermagem e da área da saúde. É líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Processo de Enfermagem (GEPEPE). Publicou artigos em periódicos com alto fator de impacto, além de ter publicações de capítulos de livros. Foi professora do Curso Técnico de Enfermagem do Centro Técnico Macêdo de Amorim (CTMA) (2019-2020), professora substituta do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE (2021-2024) e Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) da Universidade de Pernambuco (UPE) (2023-2024). Participou do grupo de pesquisa Educação, Ciências Humanas e Sociais em Saúde (EDUCHS - 2014 a 2017) e do projeto de pesquisa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), voltado ao enfrentamento da Covid-19 (2020). Participa dos grupos de pesquisa: "Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovação e Tecnologias do Cuidado" e "Enfermagem em Saúde da Mulher no Contexto da Família" da UFPE; e do "Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação e Empreendedorismo na assistência à saúde" da UPE, sendo líder da linha de pesquisa "Tecnologias do cuidados e educação em saúde nos diferentes cenários de atenção à saúde". Tem experiência na área de enfermagem, com ênfase nos seguintes temas: educação em saúde, estudos de validação de Diagnósticos de Enfermagem, Processo de Enfermagem, Sistemas de Classificação de Enfermagem, teorias de enfermagem, Teoria de Médio Alcance (TMA), gestação de alto risco, tecnologias educacionais, fundamentos de enfermagem e saúde do adulto e do idoso. 

Natália Ramos Costa Pessoa, Universidade de Pernambuco

Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco. Mestre e Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em nefrologia pelo Programa de Residência em Enfermagem/SES, no Hospital Barão de Lucena (2014). Possui graduação em enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (2011.1). Áreas de interesse: nefrologia, Processo de Enfermagem e educação em saúde.

Diego Augusto Lopes Oliveira, Universidade de Pernambuco

Graduação em Enfermagem (2007), Especialização Multiprofissional em Oncologia (2009), Especialista em Enfermagem de Terapia Intensiva (2013), Especialista em Gestão Integrada da Qualidade e Segurança do Paciente (2018), Mestrado em Enfermagem com área de concentração em Promoção da Saúde (2019) e Doutorado em Enfermagem com área de concentração em Educação em Saúde (2023). Docente Adjunto da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - Universidade de Pernambuco (FENSG/UPE) na área de Fundamentos do cuidar em Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Oncológica. Atua nos seguintes temas: Neoplasias, Determinantes do adoecimento por câncer, Promoção da Saúde, Linha de cuidado do câncer, Vulnerabilidades em saúde, Quimioterapia, Cirurgia Oncológica, Educação em Saúde, Enfermagem Médico-cirúrgica, Tecnologias Educacionais, Tecnologias do Cuidado, Segurança do Paciente, Gestão em Enfermagem e Gestão em Saúde.

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Publicado

2025-06-24 — Atualizado em 2025-07-28

Versões

Como Citar

1.
Santos JLE dos, Farias CRL de, Mendes RCMG, Pessoa NRC, Lopes Oliveira DA. Instrument for applying the nursing process in prenatal care: nurses’ perception / Instrumento para aplicação do processo de enfermagem no pré-natal: percepção dos enfermeiros. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 28º de julho de 2025 [citado 6º de dezembro de 2025];17:e-13835. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/13835

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