Esta é uma versão desatualizada publicada em 2025-06-10. Leia a versão mais recente.

Clinical simulation in health education for people with cardiometabolic diseases: scoping review protocol / Simulação clínica na educação em saúde de pessoas com doenças cardiometabólicas: protocolo de revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v17.13892

Palavras-chave:

Doença Crônica; Treinamento por Simulação; Educação de Pacientes como Assunto; Educação em Saúde.

Resumo

Objetivo: mapear, na literatura científica, as evidências disponíveis sobre a utilização da simulação clínica na educação em saúde de pessoas com doenças cardiometabólicas. Métodos: protocolo de revisão de escopo, segundo as recomendações do JBI. A busca de estudos será realizada em 12 bases. Dois pesquisadores independentes farão a seleção e análise dos estudos. Um terceiro revisor solucionará as divergências. Os dados serão analisados de forma descritiva e apresentados em figuras e quadros. Resultados: espera-se destacar a aplicabilidade, a viabilidade e a efetividade dessa metodologia na educação da referida população. O mapeamento poderá contribuir para o planejamento de estratégias mais eficazes na oferta de educação em saúde para pessoas com doenças cardiometabólicas, além de orientar pesquisas futuras sobre simulação voltada para pacientes. Conclusão: os resultados do presente estudo poderão subsidiar pesquisadores e profissionais de saúde no planejamento, implementação e avaliação da simulação como estratégia educacional para pessoas com doenças cardiometabólicas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Marcelo Leandro Cavalcante, University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony

Enfermeiro. Mestre em Saúde da Família. Doutorando em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Lara Rebeca Marcelino do Carmo, University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony

Graduanda em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Redenção, CE, Brasil.

Francisca Carla dos Angelos Santos, University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony

Enfermeira. Mestrando em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Redenção, CE, Brasil.

Carola Montecino Bacigalupo, Universidad de las Américas

Enfermeira. Mestra em Enfermagem. Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidad de las Américas, Santiago-Chile

Cristina Maria Correia Barroso Pinto, Escola Superior de Enfermagem do Porto

Enfermeira. Doutora em Didática. Professora adjunta da Escola Superior de Enfermagem do Porto, Porto-Portugal.

Lívia Moreira Barros, University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Redenção, CE, Brasil.

Referências

Shi S, Huang H, Huang Y, Zhong VW, Feng N. Lifestyle Behaviors and Cardiometabolic Diseases by Race and Ethnicity and Social Risk Factors Among US Young Adults, 2011 to 2018. J Am Heart Assoc. [Internet]. 2023 [cited 2024 dec 10];12(17):e028926. Available from: https://doi.org/10.1161/jaha.122.028926.

Zhang H, Zhou XD, Shapiro MD, Lip GYH, Tilg H, Valenti L, et al. Global burden of metabolic diseases, 1990-2021. Metabolism. [Internet]. 2024. [cited 2024 dec 10];160:155999. Available from: https://doi.org/10.1016/j.metabol.2024.155999.

Vaduganathan M, Mensah GA, Turco JV, Fuster V, Roth GA. The Global Burden of Cardiovascular Diseases and Risk: A Compass for Future Health. J Am Coll Cardiol. [Internet]. 2022. [cited 2024 dec 10];80(25). Available from: https://doi.org/10.1016/j.jacc.2022.11.005.

Brasil. Ministério da Saúde. Vigitel Brasil 2023: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico: estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal em 2023. Brasília: Ministério da Saúde. [Internet]. 2023 [acesso em 20 de março 2025]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/vigitel_brasil_2023.pdf.

Eroglu T, Capone F, Schiattarella GG. The evolving landscape of cardiometabolic diseases. EBioMedicine. [Internet]. 2024 [cited 2024 dec 20]. Available from: https://doi.org/10.1016/j.ebiom.2024.105447.

Natarelli TR, Campbell SH, Mello DF, Moreno AI, Fonseca LM. Simulated scenario for promoting breastfeeding in primary health care. Acta Paul Enferm. [Internet]. 2025 [cited 2025 mar 27];38:eAPE0002852. Available from: http://dx.doi.org/10.37689/acta-ape/2025AO0002852.

Borges APC, Almeida RGS, Barboza ES, Arruda GO. Simulation training of caregivers at hospital discharge of patients with chronic diseases: an integrative review. Rev Bras Enferm. [Internet]. 2023 [cited 2024 dec 10];76(6):e20230043. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2023-0043.

Alonso-Peña M, Álvarez Álvarez C. Clinical simulation in health education: a systematic review. Invest Educ Enferm. [Internet]. 2023 [cited 2024 dec 10];41(2):e08. Available from: https://doi.org/10.17533/udea.iee.v41n2e08.

Pennecot C, Luu M, Marchand C, Gagnayre R, Dechannes N, Rudoni S, et al. First use of Simulation in Therapeutic Patient Education (S-TPE) in adults with diabetes: a pilot study. BMJ Open. [Internet]. 2022 [cited 2024 dec 11];12(2):e049454. Available from: https://doi.org/10.1136/bmjopen-2021-049454.

Dubovi I, Levy ST, Levy M, Zuckerman Levin N, Dagan E. Glycemic control in adolescents with type 1 diabetes: Are computerized simulations effective learning tools? Pediatr Diabetes. [Internet] 2020 [cited 2025 mar 26];21(2). Available from: https://doi.org/10.1111/pedi.12974.

Ji H, Chen R, Huang Y, Li W, Shi C, Zhou J. Effect of simulation education and case management on glycemic control in type 2 diabetes. Diabetes Metab Res Rev. [Internet] 2019 [cited 2025 mar 26];35(3):e3112. Available from: https://doi.org/10.1002/dmrr.3112.

Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil, H. Scoping Reviews (versão 2024). Aromataris E, Lockwood C, Porritt K, Pilla B, Jordan Z, editors. JBI Manual for Evidence Synthesis. [Internet]. 2024 [cited 2024 dec 12]. Available from: https://doi.org/10.46658/JBIMES-24-09.

Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O'Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Ann Intern Med. [Internet]. 2018 [cited 2024 dec 12];169(7). Available from: https://doi.org/10.7326/M18-0850.

Shahzeydi A, Dianati M, Kalhor F. Clinical Simulation in Nursing Students' Safe Medication Administration: A Systematic Review. Iran J Nurs Midwifery Res. [Internet] 2024 [cited 2024 dec 20];29(5). Available from: https://doi.org/10.4103/ijnmr.ijnmr_323_23.

Henrique-Sanches BC, Cecilio-Fernandes D, Costa RRO, Almeida RGDS, Etchegoyen FF, Mazzo A. Implications of clinical simulation in motivation for learning: scoping review. Einstein (Sao Paulo). [Internet] 2024 [cited 2024 dec 20];22:RW0792. Available from: https://doi.org/10.31744/einstein_journal/2024RW0792.

Nogueira DL, Sousa MS, Dias MSA, Pinto VPT, Lindsay AC, Machado MMT. Educação em Saúde e na Saúde: Conceitos, pressupostos e abordagens teóricas. Sanare. [Internet]. 2022 [cited 2025 mar 26];21(2). Available from: https://doi.org/10.36925/sanare.v21i2.1669.

Mattos SM, Cestari VRF, Moreira TMM. Scoping protocol review: PRISMA-ScR guide refinement. Rev Enferm UFPI. [internet]. 2023 [cited 2024 dec];12:e3062. Available from: https://doi.org/10.26694/reufpi.v12i1.3062.

Valizadeh A, Moassefi M, Nakhostin-Ansari A, Hosseini Asl SH, Saghab Torbati M, Aghajani R, et al. Abstract screening using the automated tool Rayyan: results of effectiveness in three diagnostic test accuracy systematic reviews. BMC Med Res Methodol. [Internet] 2022 [cited 2024 dec 15];22(1). Available from: https://doi.org/10.1186/s12874-022-01631-8.

Publicado

2025-06-10

Versões

Como Citar

1.
Leandro Cavalcante FM, Marcelino do Carmo LR, dos Angelos Santos FC, Bacigalupo CM, Barroso Pinto CMC, Barros LM. Clinical simulation in health education for people with cardiometabolic diseases: scoping review protocol / Simulação clínica na educação em saúde de pessoas com doenças cardiometabólicas: protocolo de revisão de escopo. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 10º de junho de 2025 [citado 5º de dezembro de 2025];17:e-13892. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/13892

Edição

Seção

Revisão de Escopo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Plum Analytics