Ethical and legal implications of requests for exemption due to illness: the role of professional associations / Implicações éticas-legais dos pedidos de isenção por doença: o papel dos órgãos de classe
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v18.14383Palavras-chave:
Enfermagem, Prática profissional, Ética em enfermagem, Saúde ocupacional, Assistência integral à saúdeResumo
Objetivo: o presente estudo analisa as implicações éticas e legais dos pedidos de isenção de anuidade por doença de profissionais da enfermagem, destacando o papel dos Conselhos Regionais (CORENs) sob supervisão do Conselho Federal (COFEN). A pesquisa aborda a Resolução COFEN nº 749/2024, que estabelece critérios para essas solicitações, garantindo transparência e decisões justas e equitativas. Método: trata-se de uma análise documental e qualitativa, revisando documentos normativos oficiais dos conselhos de classe e literatura acadêmica. Resultados: o estudo revela que os órgãos de classe asseguram a transparência e a justiça nos pedidos de isenção, evitando judicialização e promovendo confiança nas instituições reguladoras. Além disso, a análise destaca a importância de suporte além do financeiro, como saúde ocupacional e apoio psicossocial. Conclusão: os conselhos são essenciais para apoiar os profissionais da enfermagem, reforçando a valorização e o bem-estar da categoria, ao estabelecer normativas claras que garantam equidade no processo de isenção.
Downloads
Referências
Santos KM, Almeida MCS, Souza NVDO, Pires AS, Lisboa MTL, D’Oliveira CAFB, et al. O adoecimento dos trabalhadores de enfermagem e os riscos psicossociais no trabalho. Acta Paul Enferm. 2022 [cited 2025 oct 05];35:eAPE03447. Available from: https://www.scielo.br/j/ape/a/M4LgPRcHzP3NgbK9FPwdZDn/?lang=pt.
Conselho Federal de Enfermagem (BR). Resolução COFEN nº 749, de 3 de maio de 2024. Isenta de anuidade profissionais de enfermagem com doenças graves e vítimas de tragédias [Internet]. 2024 [acesso em 20 de outubro 2025]. Disponível em: https://www.cofen.gov.br/cofen-isenta-profissionais-com-doencas-graves-e-vitimas-de-tragedias-do-pagamento-de-anuidade/
Conselho Federal de Enfermagem (BR). Resolução COFEN nº 564, de 6 de novembro de 2017. Aprova o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem [Internet]. 2017 [acesso em 20 de outubro 2025]. Disponível em: https://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-5642017/
Cândido KR, Caldeira AG, Aoyama EA. Principais deveres legais do enfermeiro na assistência hospitalar: implicações ético-legais e a judicialização da prática profissional. Rev FT. 2025 [cited 2025 oct 25];29(146). Available from: 10.69849/revistaft/ra10202505301918.
Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática de enfermagem. 9. ed. Porto Alegre: Artmed; 2019.
Conselho Federal de Enfermagem (BR). Enfermagem Solidária oferece escuta qualificada aos profissionais [Internet]. 2024 [cited 2025 oct 25]. Available from: https://www.cofen.gov.br/enfermagem-solidaria-oferece-escuta-qualificada-aos-profissionais/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.












