Perspectivas globais da Enfermagem para os desafios do milênio: compromissos e caminhos até 2030
Palavras-chave:
Agenda 30; Saúde; EnfermagemResumo
O IV Congresso Internacional da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP/UNIRIO), realizado entre 24 e 26 de setembro de 2025, reuniu pesquisadores, docentes, estudantes e autoridades de diversos países para discutir o papel da Enfermagem diante dos desafios globais do milênio. Com o tema “Perspectivas globais da Enfermagem para os desafios do milênio”, o evento integrou debates sobre desigualdades, sustentabilidade, ética, literacia em saúde e práticas baseadas em evidências, alinhando-se às metas da Agenda 2030. Celebrando os 135 anos da primeira Escola de Enfermagem do Brasil, o encontro destacou a relevância histórica da EEAP e seu compromisso com o cuidado, a ciência e a transformação social. As atividades fortaleceram redes internacionais, promoveram diálogos interprofissionais e ampliaram o acesso ao conhecimento por meio de acervos digitais, reafirmando o protagonismo da Enfermagem na construção de um futuro mais equitativo e humano.
Downloads
Referências
Organização das Nações Unidas (ONU). Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nova York: ONU, 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
Organização das Nações Unidas / Brasil. VII Relatório Luz sobre a Agenda 2030 no Brasil. Brasília: 2023. Disponível em: https://gtagenda2030.org.br/wp-content/uploads/2023/10/rl_2023_webcompleto-v9.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.












