Perspectivas globais da Enfermagem para os desafios do milênio: compromissos e caminhos até 2030

Autores

Palavras-chave:

Agenda 30; Saúde; Enfermagem

Resumo

O IV Congresso Internacional da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP/UNIRIO), realizado entre 24 e 26 de setembro de 2025, reuniu pesquisadores, docentes, estudantes e autoridades de diversos países para discutir o papel da Enfermagem diante dos desafios globais do milênio. Com o tema “Perspectivas globais da Enfermagem para os desafios do milênio”, o evento integrou debates sobre desigualdades, sustentabilidade, ética, literacia em saúde e práticas baseadas em evidências, alinhando-se às metas da Agenda 2030. Celebrando os 135 anos da primeira Escola de Enfermagem do Brasil, o encontro destacou a relevância histórica da EEAP e seu compromisso com o cuidado, a ciência e a transformação social. As atividades fortaleceram redes internacionais, promoveram diálogos interprofissionais e ampliaram o acesso ao conhecimento por meio de acervos digitais, reafirmando o protagonismo da Enfermagem na construção de um futuro mais equitativo e humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís Veronica Cardoso Vernaglia , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Saúde Mental pelo curso de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Diretora da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - EEAP da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (Gestão 2024-2028). Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e da Comissão de Matricula. Membro Suplente do Conselho Municipal de Saúde (Representante UNIRIO). Coordenadora da Linha de Pesquisa: Saberes e Práticas interdisciplinares na Saúde Mental. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de conhecimentos no campo da saúde mental - GEIPSM. Pesquisadora e membro do grupo GoFair Saúde Enfermagem. Coordenadora do Laboratório Multidimensional de Inovação Tecnologia e Comunicação - LAMITEC/UNIRIO. Coordenadora do Projeto Interinstitucional: Rio Atleta. Professora orientadora da Liga Acadêmica sobre o Fenômeno das Drogas (LAFEND). Professora dos Programa de Pós Graduação Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar (PPGSTEH), do Programa de Pós Graduação Mestrado em Enfermagem (PPGENF) e do Curso de Pós Graduação em Nível de Especialização, sob a Forma de Treinamento em Serviço para Enfermeiros, nos Moldes de Residência da UNIRIO. Colaboradora do Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) Especialização em Assistência a Usuários de Álcool e Drogas (IPUB/UFRJ). Orientadora de Bolsistas IC-UNIRIO,PIBIC e FAPERJ. Pesquisadora principal da Pesquisa "A Gerência do Cuidado na Clínica da Saúde Mental". Conduz e orienta pesquisas estudos na área de Esporte e Saúde, Enfermagem, Saúde Mental e Psiquiatria, atuando principalmente nas questões relacionadas à assistência a pessoas acometidas por transtornos mentais e com problemas com o álcool e outras drogas. Membro do Comitê organizador do circuito permanente de eventos comemorativos da Semana Brasileira de Enfermagem e do aniversário da escola de Enfermagem Alfredo Pinto, na UNIRIO. Revisora dos seguintes períódicos: Cuidarte; Revista de Enfermagem da UERJ; revista Enfermagem em Foco; Substance Use.Esteve em Mobilidade docente pelo Programa MARCA nas universidades: UDES-Santander - Colômbia, Universidad de la Republica - Uruguai, Universidad Autónoma Gabriel René Moreno - Bolívia. 

Andressa Teoli Nunciaroni Fernandes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (Bacharelado e Licenciatura em 2009). Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Enfermagem da Unicamp (2013). Doutora em Ciências da Saúde na área de Enfermagem e Trabalho pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (2017) com período sanduíche junto ao grupo de pesquisa Tier 1 Canada Research Chair in Shared Decision Making and Knowledge Translation, Laval University, Québec, Canadá (abril a julho de 2017).Enfermeira do Programa Saúde da Família da Prefeitura Municipal de Campinas (2010 a 2019). Professora Associada no curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário de Jaguariúna - UniFAJ (2014 - 2018). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - EEAP da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGENF-UNIRIO. Docente Curso de Pós-Graduação em Nível de Especialização, Sob a Forma de Treinamento em Serviço Para Enfermeiros, nos Moldes de Residência da UNIRIO. Membro e Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIRIO. Chefe substituta do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da UNIRIO (gestão 2020-2022). Chefe titular do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da UNIRIO (2023 até os dias atuais). Membro do Núcleo Docente Estruturante da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Orientadora da Liga Acadêmica de Cardiologia e Pneumologia - LACAP e coorientadora da Liga Acadêmica de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - LAPICS. Líder do Grupo de Pesquisa, Ensino e Inovação em Saúde Cardiovascular - GEPEI-CARDIO - UNICAMP, cadastrado no CNPq, em parceria com a pesquisadora Rafaela Batista dos Santos Pedrosa. Possui experiência e desenvolve pesquisa nas áreas de: Saúde Coletiva, Atuação do enfermeiro na Saúde da Família, Enfermagem em Cardiologia, Estratégias Comportamentais para Mudanças de Comportamentos Relacionados à Saúde, Redução do consumo de sal, Consulta de Enfermagem, Processo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde. Possui colaboração ativa com pesquisadores da Université Laval (Québec - Canadá), da Toronto Metropolitan University e da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

Daniele Galdino de Paula, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2004), Residência em Enfermagem em Clínica e Cirúrgica (Marinha do Brasil e UNIRIO) (2007), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Docente Permanente do Programa de Pós Graduação Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar - Mestrado Profissional (PPGSTEH/UNIRIO); Membro Representativo do PPGSTEH junto a Câmara do Núcleo de Inovação e tecnologia da UNIRIO. Membro do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC).

Aline Affonso Luna, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Residência em Enfermagem no Programa de Clínica Médica (UERJ). Especialista em Enfermagem em alta complexidade com ênfase em CTI (UNIGRANRIO). Graduação em Enfermagem pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Professora Adjunta na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica (DEMC). Coordenadora Adjunta de graduação (gestão 2024-2028). Supervisora do Setor de Estágio da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (SEAP). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências (PPGENFBIO). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar (PPGESTEH). Membro do grupo de pesquisa: Enfermagem e a saúde da população. Tem experiência nas seguintes áreas: enfermagem médico-cirúrgico; enfermagem em terapia intensiva; segurança do paciente e metodologias ativas. Atualmente, desenvolve pesquisa com os projetos: no ensino Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) como metodologia ativa no processo ensino-aprendizagem e na pesquisa Assistência de enfermagem em unidades críticas e intermediárias: práticas e protocolos para o alcance da segurança do paciente. Possui produções técnicas e tecnológicas como cartilhas, manuais, instrumentos de visita técnica, instrumentos de coleta de dados, protótipos e minicurso.

Referências

Organização das Nações Unidas (ONU). Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nova York: ONU, 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

Organização das Nações Unidas / Brasil. VII Relatório Luz sobre a Agenda 2030 no Brasil. Brasília: 2023. Disponível em: https://gtagenda2030.org.br/wp-content/uploads/2023/10/rl_2023_webcompleto-v9.pdf

Downloads

Publicado

2025-11-18

Como Citar

1.
Vernaglia TVC, Fernandes ATN, Paula DG de, Luna AA. Perspectivas globais da Enfermagem para os desafios do milênio: compromissos e caminhos até 2030. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 18º de novembro de 2025 [citado 5º de dezembro de 2025];17:e-14481. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/14481

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)