BURNOUT SYNDROME: PROFILE OF ESTRESS IN TEACHERS WORKING IN HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS OF THE BAIXADA FLUMINENSE, RJ

Autores

  • Ricardo de Mattos Russo Rafael Universidade Iguaçu - UNIG
  • Ariane Cristine de Oliveira Bezerra Universidade Iguaçu - UNIG
  • Érica Barcelos Silva Universidade Iguaçu
  • Priscila Costa Boto Universidade Iguaçu
  • Alessandra Januário Associação Brasileira de Ensino Universitário - UNIABEU
  • Jéssica Oliveira Santos Associação Brasileira de Ensino Universitário - UNIABEU

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i4.2329-2337

Palavras-chave:

Esgotamento profissional, Saúde do trabalhador, Docentes.

Resumo

Objetivo: analisar o perfil do estresse relacionado ao trabalho em professores atuantes na área de Ciências da Saúde. Métodos: estudo observacional, do tipo transversal, tendo como população alvo os professores da área de Ciências da Saúde. A amostra foi constituída por 80 professores que trabalhavam em duas Universidades da Região da Baixada Fluminense, RJ. O modelo foi analisado com base na criação de um banco de dados informatizados. Resultados: os dados analisados revelam que as mulheres casadas obtiveram um elevado grau de comprometimento das dimensões da Síndrome; que quanto maior a jornada semanal de trabalho, maior a frequência das alterações decorrentes da Síndrome de Burnout, e que quanto maior a frequência semanal de atividades físicas, menor a probabilidade de apresentação do fenômeno. Conclusão: o presente estudou possibilitou destacar as reações físicas, psicológicas e sociais relacionadas com a exposição crônica ao estresse laboral contínuo. Descritores: Esgotamento profissional; Saúde do trabalhador; Docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo de Mattos Russo Rafael, Universidade Iguaçu - UNIG

Enfermeiro. Mestre em Saúde da Família. Professor da Faculdade de Enfermagem e de Medicina da Universidade Iguaçu.

Ariane Cristine de Oliveira Bezerra, Universidade Iguaçu - UNIG

Aluna do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Iguaçu - UNIG.

Érica Barcelos Silva, Universidade Iguaçu

Aluna do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Iguaçu - UNIG.

Priscila Costa Boto, Universidade Iguaçu

Aluna do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Iguaçu - UNIG.

Alessandra Januário, Associação Brasileira de Ensino Universitário - UNIABEU

Aluna do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Associação Brasileira de Ensino Universitário - UNIABEU

Jéssica Oliveira Santos, Associação Brasileira de Ensino Universitário - UNIABEU

Aluna do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Associação Brasileira de Ensino Universitário - UNIABEU.

Downloads

Publicado

2011-10-03

Como Citar

1.
Rafael R de MR, Bezerra AC de O, Silva Érica B, Boto PC, Januário A, Santos JO. BURNOUT SYNDROME: PROFILE OF ESTRESS IN TEACHERS WORKING IN HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS OF THE BAIXADA FLUMINENSE, RJ. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 3º de outubro de 2011 [citado 19º de novembro de 2024];3(4):2329-37. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1472

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics