QUALITY OF LIFE: PERCEPTIONS OF TEACHERS IN A STATE SCHOOL IN THE CITY OF SANTA MARIA – RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Daiane Baldez Oliveira Centro Universitário Franciscano – UNIFRA
  • Rosiane Filipin Rangel Centro Universitário Franciscano – UNIFRA
  • Regina Gema Santini Costenaro Centro Universitário Franciscano – UNIFRA
  • Maria Helena Gehlen Centro Universitário Franciscano – UNIFRA
  • Jacqueline Silveira de Quadros Centro Universitário Franciscano – UNIFRA
  • Camila Castro Roso UFSM

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i3.2540-2547

Palavras-chave:

Qualidade de Vida, Ensino, Educadores, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: conhecer o que os educadores de uma escola estadual do município de Santa Maria entendem por qualidade de vida. Método: pesquisa de caráter descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa. Os sujeitos do estudo foram quinze educadores de uma Escola Estadual de Educação Básica, localizada na região oeste do município de Santa Maria, Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário, sendo que para o tratamento dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo na modalidade temática, da qual se obteve dois grandes temas. Resultados: demonstram que o entendimento de qualidade de vida para os educadores se relaciona com seus laços com as pessoas no cotidiano, e que por mais gratificante que seja o trabalho docente, muitas vezes, acaba desmotivando. Conclusão: considera-se que o trabalho, em muitos casos, é colocado como prioridade e, por essa razão, o bem-estar pessoal, familiar e social fica em segundo plano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Baldez Oliveira, Centro Universitário Franciscano – UNIFRA

Acadêmica do 8º Semestre do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA, Santa Maria – RS. E-mail: day_baldez@yahoo.com.br.

Rosiane Filipin Rangel, Centro Universitário Franciscano – UNIFRA

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem da UNIFRA, Santa Maria – RS. E-mail: rosianerangel@yahoo.com.br.

Regina Gema Santini Costenaro, Centro Universitário Franciscano – UNIFRA

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do curso de enfermagem da UNIFRA, Santa Maria – RS E-mail: reginacostenaro@hotmail.com.

Maria Helena Gehlen, Centro Universitário Franciscano – UNIFRA

Enfermeira. Mestre em Educação. Docente do curso de enfermagem da UNIFRA. Santa Maria – RS E-mail: mahgehlen@terra.com.br.

Jacqueline Silveira de Quadros, Centro Universitário Franciscano – UNIFRA

Acadêmica do 7º Semestre do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA, Santa Maria – RS. E-mail: Jacqueline_quadros@hotmail.com.

Camila Castro Roso, UFSM

Enfermeira. Especialista em Terapia Intensiva. Mestranda em Enfermagem. Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem. E-mail: camilaroso@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2012-07-25

Como Citar

1.
Oliveira DB, Rangel RF, Costenaro RGS, Gehlen MH, de Quadros JS, Roso CC. QUALITY OF LIFE: PERCEPTIONS OF TEACHERS IN A STATE SCHOOL IN THE CITY OF SANTA MARIA – RIO GRANDE DO SUL. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 25º de julho de 2012 [citado 4º de novembro de 2024];4(3):2540-7. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1816

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics