Self-care of renal patients under conservative treatment: an integrative review

Autores

  • Camila Castro Roso UFSM
  • Margrid Beuter UFSM
  • Cecília Maria Brondani UFSM
  • Arlete Maria Brentano Timm UFSM
  • Macilene Regina Pauletto UFSM
  • Franciele Roberta Cordeiro UFSM

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i5.102-110

Palavras-chave:

Insuficiência Renal Crônica, Autocuidado, Enfermagem

Resumo

Objetivo: O objetivo do estudo foi identificar as produções científicas relacionadas ao autocuidado de doentes renais em tratamento conservador. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada por meio de levantamento bibliográfico junto às bases de dados LILACS, BDENF e MEDLINE, no mês de maio de 2010, utilizando como descritores: insuficiência renal crônica e autocuidado, e a palavra-chave enfermagem. Foram selecionadas 16 produções que compuseram a amostra do estudo. Resultados: Os resultados apontaram para dois eixos de análise: promoção da saúde como fator lentificador para fase dialítica na doença renal crônica e educação em saúde como prática do autocuidado no tratamento conservador. Conclusão: Conclui-se que a maioria dos estudos analisados aborda os aspectos clínicos e o tratamento medicamentoso, sem dar ênfase aos programas preventivos, a prevenção de complicações e a lentificação da doença renal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Castro Roso, UFSM

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul. Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem. 

Margrid Beuter, UFSM

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e do PPGEnf da UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.

Cecília Maria Brondani, UFSM

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo DINTER. Enfermeira Assistencial do Serviço de Internação Domiciliar do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem. 

Arlete Maria Brentano Timm, UFSM

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem do PPGEnf da UFSM. Enfermeira Assistencial do Serviço de Nefrologia do HUSM. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.

Macilene Regina Pauletto, UFSM

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem do PPGEnf da UFSM. Enfermeira Assistencial do Serviço de Nefrologia do HUSM. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.

Franciele Roberta Cordeiro, UFSM

Acadêmica de Enfermagem da UFSM. Bolsista PET – Saúde. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.

Publicado

2013-11-15

Como Citar

1.
Roso CC, Beuter M, Brondani CM, Timm AMB, Pauletto MR, Cordeiro FR. Self-care of renal patients under conservative treatment: an integrative review. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 15º de novembro de 2013 [citado 22º de dezembro de 2024];5(5):102-10. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1524

Edição

Seção

Revião

Plum Analytics