ACCESSION OF INDIVIDUALS TO HEMODIALYSIS THERAPY

Autores

  • Margrid Beuter Universidade Federal de Santa Maria
  • Luana Rodrigues Muller Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) – Oeste de Alegrete, RS
  • Cecília Maria Brondani Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM)
  • Macilene Regina Pauletto do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM)
  • Arlete Maria Brentano Timm Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM)
  • Nara Marilene Oliveira Girardon-Perlini Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i2.3558-3566

Palavras-chave:

enfermagem, insuficiência renal, diálise renal, cooperação do paciente

Resumo

Objetivo: analisar os indicadores de adesão relacionados com o perfil sociodemográfico de indivíduos submetidos ao tratamento hemodialítico. Método: pesquisa quantitativa realizada com 56 indivíduos em hemodiálise numa clínica renal no interior do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de questionário e consulta ao prontuário, nos meses de agosto e setembro de 2008. Resultados: os indivíduos casados com idade acima de 60 anos, analfabetos, ou ensino fundamental incompleto, com tempo de tratamento entre um a cinco anos adotaram maior quantidade de indicadores de adesão; indivíduos com renda superior a cinco salários mínimos aderiram a menos indicadores. Conclusão: Existem vários fatores envolvidos na adesão ao tratamento hemodialítico agindo de forma inter-relacionada. Cada indivíduo segue o tratamento de forma única e singular, influenciado por inúmeros fatores adquiridos ao longo da vida. Essas particularidades condicionam a resposta ao tratamento e devem ser entendidas pelos profissionais de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margrid Beuter, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem da UFSM desde 1986. Doutora em Enfermagem pela Escola Anna Nery - UFRJ. Atual coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSM. Faço parte do corpo docente do Curso de Mestrado em Enfermagem da UFSM e leciono disciplinas para a graduação. Desenvolvo projetos de pesquisa na área do cuidado de enfermagem com adultos, idosos e família (familiar cuidador e acompanhante), tanto no hospital quanto no domicílio. Temática centra-se em doenças crônicas entre estas diabetes, insuficiência renal crônica e câncer. Desenvolvo desde 1999 projeto de extensão no hospital universitário sobre datas comemorativas na clínica médica com pacientes internados.

Luana Rodrigues Muller, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) – Oeste de Alegrete, RS

Enfermeira do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) – Oeste de Alegrete, RS.

Cecília Maria Brondani, Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM)

Doutoranda do DINTER/Novas Fronteiras UNIFESP/UFSM/UFRJ. Enfermeira do Serviço de Internação Domiciliar do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem– UFSM.

Macilene Regina Pauletto, do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – UFSM. Enfermeira do Setor de Nefrologia do HUSM. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem– UFSM.

Arlete Maria Brentano Timm, Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – UFSM. Enfermeira do Setor de Nefrologia do HUSM. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem– UFSM.

Nara Marilene Oliveira Girardon-Perlini, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da UFSM/RS. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.

Publicado

2013-03-15

Como Citar

1.
Beuter M, Muller LR, Brondani CM, Pauletto MR, Timm AMB, Girardon-Perlini NMO. ACCESSION OF INDIVIDUALS TO HEMODIALYSIS THERAPY. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 15º de março de 2013 [citado 22º de dezembro de 2024];5(2):3558-66. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2147

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics