Estratégias de (re)organização da família que convive com familiar em diálise peritoneal no domicílio (Re)organization strategies of the family that lives with a family member in peritoneal dialysis at home

Autores

  • Arlete Maria Brentano Timm UFSM
  • Margrid Beuter UFSM
  • Nara Marilene Oliveira Girardon-Perlini UFSM
  • Macilene Regina Pauletto UFSM
  • Naiana Oliveira dos Santos UFRGS
  • Carolina Backes USM

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i3.696-704

Palavras-chave:

Relações familiares, Diálise Peritoneal, Enfermagem, Doença crônica, Assistência Domiciliar

Resumo

Objetivo: descrever as estratégias de (re)organização da família ao conviver com um de seus membros realizando diálise peritoneal no domicílio. Método: estudo qualitativo, entrevistas nas residências de sete famílias que tinham um familiar em diálise peritoneal, vinculados a uma clínica renal do sul do Brasil, de março a maio de 2012. Os dados foram submetidos a análise temática. Resultados: as estratégias adotadas pelas famílias foram: conciliar os horários do tratamento com a realização de outras atividades; adquirir conhecimento e desenvolver habilidades para realizar a diálise peritoneal no domicílio; adequar o ambiente físico do domicílio; e, adaptar o cotidiano da família diante da doença e ao tratamento do familiar. Conclusão: a (re)organização familiar ocorreu para viabilizar o tratamento e a continuação de atividades cotidianas. O enfermeiro ao conhecer a individualidade das famílias pode auxiliá-las no enfrentamento, e com sensibilidade atender as expectativas de cada uma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlete Maria Brentano Timm, UFSM

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria. Enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria.

Margrid Beuter, UFSM

Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem e do PPGEnf/UFSM e do Curso de Mestrado em Gerontologia/UFSM.

Nara Marilene Oliveira Girardon-Perlini, UFSM

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem e do PPGEnf/UFSM. Rio Grande do Sul, Brasil. 

Macilene Regina Pauletto, UFSM

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria. Enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria. 

Naiana Oliveira dos Santos, UFRGS

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ UFRGS. Rio Grande do Sul, Brasil.

Carolina Backes, USM

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSM. Bolsista FIPE-UFSM. Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado

2017-07-11

Como Citar

1.
Timm AMB, Beuter M, Girardon-Perlini NMO, Pauletto MR, Santos NO dos, Backes C. Estratégias de (re)organização da família que convive com familiar em diálise peritoneal no domicílio (Re)organization strategies of the family that lives with a family member in peritoneal dialysis at home. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 11º de julho de 2017 [citado 27º de abril de 2024];9(3):696-704. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5505

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics