FEELINGS EXPRESSED BY MOTHERS OF PREMATURE NEWBORNS ADMITTED TO THE NEONATAL ICU

Autores

  • Alcineide Mendes de Sousa Curso de Enfermagem da Faculdade NOVAFAPI, Teresina – PI.
  • Carleandra da Silva Mota NOVAPI
  • Ionárya Araújo Costa da Cruz NOVAPI
  • Sayonara dos Santos Mendes NOVAPI
  • Maria do Carmo de Carvalho e Martins Universidade Federal do Piauí; Professora titular da Faculdade NOVAFAPI, Teresina–Piauí.
  • Maria Eliete Batista Moura Programa de Mestrado em Enfermagem e da Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v0iSupl..100-110

Palavras-chave:

Prematuro, Sentimentos, Recém-Nascido, Enfermagem Neonatal.

Resumo

Objetivo: Descrever os sentimentos de mães de neonatos prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de uma Maternidade Pública de Teresina–PI Método: Estudo qualitativo realizado com 18 mães de filhos prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva. A produção dos dados ocorreu entre agosto e outubro de 2009 através de um roteiro de entrevista semi-estruturada. Resultados: A pesquisa possibilitou identificar e compreender os sentimentos e necessidades maternas diante da internação do filho, representando uma situação de sofrimento e fragilidade. Conclusão: Os sentimentos destacados foram: tristeza, culpa, medo, esperança, frustração, preocupação e conforto. Foi possível perceber que estas mães apresentam-se bastante fragilizadas e vivendo um intenso momento de crise. Sugere-se maior atenção e assistência profissional às mães. A implementação de um grupo de apoio para compartilhar experiências com outros pais, além de minimizar seus medos e ansiedades, permitiria um melhor acolhimento destes, incentivando-os a participarem do cuidado ao filho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcineide Mendes de Sousa, Curso de Enfermagem da Faculdade NOVAFAPI, Teresina – PI.

Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente. Docente do curso de Enfermagem da Faculdade NOVAFAPI, Teresina – PI.  

Carleandra da Silva Mota, NOVAPI

Graduada em Enfermagem pela Faculdade NOVAFAPI, Teresina – PI. 

Ionárya Araújo Costa da Cruz, NOVAPI

Graduada em Enfermagem pela Faculdade NOVAFAPI.

Sayonara dos Santos Mendes, NOVAPI

Graduada em Enfermagem pela Faculdade NOVAFAPI.

Maria do Carmo de Carvalho e Martins, Universidade Federal do Piauí; Professora titular da Faculdade NOVAFAPI, Teresina–Piauí.

Doutora em Ciências Biológicas. Professora adjunta do Departamento de Biofísica e Fisiologia da Universidade Federal do Piauí; Professora titular da Faculdade NOVAFAPI, Teresina–Piauí. 

Maria Eliete Batista Moura, Programa de Mestrado em Enfermagem e da Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI.

Pós-Doutora pela Universidade Aberta de Lisboa – Portugal. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Mestrado em Enfermagem e da Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI.

Downloads

Publicado

2012-04-27

Como Citar

1.
Sousa AM de, Mota C da S, Cruz IAC da, Mendes S dos S, Martins M do C de C e, Moura MEB. FEELINGS EXPRESSED BY MOTHERS OF PREMATURE NEWBORNS ADMITTED TO THE NEONATAL ICU. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 27º de abril de 2012 [citado 7º de novembro de 2024];(Supl.):100-1. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1943

Plum Analytics