Usuários de crack atendidos em unidade de emergência psiquiátrica: perfil de uma série de casos Crack users treated in psychiatric emergency units: profile of a series of cases

Autores

  • Maycon Rogério Seleghim Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto
  • Sueli Aparecida Frari Galera Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto
  • Magda Lúcia Félix de Oliveira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i4.4907-4913

Palavras-chave:

drogas ilícitas, cocaína crack, serviços de emergência psiquiátrica.

Resumo

Objetivo: estabelecer o perfil sociodemográfico e do uso de crack e outras drogas de uma série de casos composta de dez usuários de crack. Métodos: pesquisa descritiva, realizada em uma unidade de emergência psiquiátrica em Maringá-PR, por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado. Resultados: os sujeitos pesquisados eram homens, com idade entre 20 a 49 anos, mais de nove anos estudados, separados, pais, católicos e desempregados. Grande parte iniciou o uso de drogas com álcool ou tabaco, em média aos 14 anos, fumava habitualmente o crack em cachimbo de metal há menos de oito anos e já havia praticado atividades criminosas para aquisição da droga. Conclusão: o perfil dos usuários foi semelhante ao descrito na literatura, mas apresentou como especificidades o nível de escolaridade e o meio utilizado para consumir o crack.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maycon Rogério Seleghim, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto

Possui Graduação (2008) e Mestrado em Enfermagem (2011) pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é Enfermeiro do Hospital Paraná e Doutorando do Programa de Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP-RP). Tem experiência na área de Toxicologia com enfâse em Drogas de abuso, Avaliação em Saúde e em Estudos com famílias.

Sueli Aparecida Frari Galera, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto

Professor Livre Docente do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Participa ativamente das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão administrativas do departamento e da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Está inserida na Linha de Pesquisa "Enfermagem Psiquiátrica: o doente, a doença e as práticas terapêuticas", desenvolvendo pesquisas relativas à qualidade de vida, à reabilitação de pacientes psiquiátricos, ao cuidado dos transtornos mentais e à compreensão dos significados do sofrimento psíquico. Em relação aos projetos de pesquisa, desenvolve pesquisas relacionadas à enfermagem psiquiátrica, família, reabilitação psicossocial.

Magda Lúcia Félix de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás (1981), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina (1998) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é Professor Adjunto Nível D da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Saúde Coletiva e de Enfermagem em Saúde Pública, com ênfase em Estudos de Controle de Intoxicações e Medidas de Enfrentamento para Controle da Infecção pelo HIV e Drogas de Abuso, atuando principalmente nos seguintes temas: controle da infecção pelo HIV e drogas de abuso, vigilância das intoxicações, acidentes e intoxicações em todas as fases do ciclo vital, assistência toxicológica, família e intoxicação.

Publicado

2016-10-04

Como Citar

1.
Seleghim MR, Galera SAF, Oliveira MLF de. Usuários de crack atendidos em unidade de emergência psiquiátrica: perfil de uma série de casos Crack users treated in psychiatric emergency units: profile of a series of cases. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de outubro de 2016 [citado 5º de novembro de 2024];8(4):4907-13. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2961

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics