Pharmaceutical illness related to work: integrative literature review

Autores

  • Marília Duarte Valim Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP)
  • Adriane Corrêa Jansen Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP)
  • Maria Helena Palucci Marziale Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i3.1243-1255

Palavras-chave:

Farmacêuticos, Riscos Ocupacionais, Acidentes de Trabalho, Saúde do Trabalhador

Resumo

Objetivo: Investigar, na literatura, as formas de adoecimento pelo trabalho na categoria profissional dos farmacêuticos e bioquímicos e as estratégias utilizadas para prevenção de adoecimentos e acidentes de trabalho entre esses profissionais. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados eletrônicas Lilacs, Pubmed (Medline), ISI Web of Knowledge e Scopus, no período de 1986 a 2010, utilizando os descritores e palavras-chave: acidentes de trabalho; contaminação química; saúde do trabalhador; prevenção e controle; prevenção de acidentes; prevenção de doenças; pessoal da saúde; farmacêuticos e bioquímicos. Resultados: Um total de oito artigos foram selecionados e classificados segundo o nível de evidência. O risco mutagênico, ocasionado pela manipulação de quimioterápicos, foi relatado com maior frequência. Conclusão: Alguns casos de câncer ocupacional e alterações citogenéticas foram descritos, porém sugere-se maior investigação para comprovação da causa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Duarte Valim, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP)

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Enfermagem Fundamental. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - Departamento de Enfermagem Geral e Especializada

Adriane Corrêa Jansen, Universidade Federal de Uberlândia

Enfermeira. Ms. Docente da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Doutoranda do Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem (EE) e da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP) da Universidade de São Paulo (USP).

Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP)

Enfermeira. Professora Titular do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).

Maria Helena Palucci Marziale, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP)

Enfermeira. Professora Titular do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).

Publicado

2014-07-03

Como Citar

1.
Valim MD, Jansen AC, Robazzi ML do CC, Marziale MHP. Pharmaceutical illness related to work: integrative literature review. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 3º de julho de 2014 [citado 20º de dezembro de 2024];6(3):1243-55. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3006

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics