Relacionamento interpessoal de docentes de enfermagem: conflitos e desafios Interpersonal relationship of nursing professors: conflicts and challenges

Autores

  • Fernanda Pereira Marinho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luana Marcelly Nogueira Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Viviane Euzébia Pereira Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Cláudia Cristiane Filgueira Martins Universidade Federal do Rio GRande do Norte
  • Natally Pereira dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Isadora Dantas de Souza Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i3.4609-4615

Palavras-chave:

desgaste profissional, ambiente de trabalho, docentes de enfermagem

Resumo

Objetivo: Analisar o relacionamento interpessoal entre os docentes do departamento de enfermagem em uma universidade pública de Natal-RN. Método: Estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu no período de maio a junho/2012 com 17 docentes a partir de entrevista semi-estruturada, sendo os dados analisados através da Análise de Conteúdo de Bardin, utilizando a modalidade da análise temática. Resultados: A partir das falas dos docentes, foi estruturada a categoria Heterogeneidade nas relações interpessoais, dividida em subcategorias: conflitos interpessoais vistos como normais no ambiente de trabalho, bom relacionamento nos grupos/disciplinas, dificuldades de relacionamento no grande grupo do corpo docente. Conclusão: Foi possível detectar a partir deste estudo dificuldades existentes no relacionamento entre os docentes da realidade estudada. Aponta-se a ferramenta da comunicação como estratégiapara a melhoria das relações intergrupais. Descritores: Desgaste profissional, ambiente de trabalho, docentes de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Pereira Marinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

Luana Marcelly Nogueira Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

Viviane Euzébia Pereira Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Enfermagem. Professora adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ UFRN. Líder do grupo de pesquisa Laboratório de investigação do cuidado, segurança, tecnologias em saúde e enfermagem

Cláudia Cristiane Filgueira Martins, Universidade Federal do Rio GRande do Norte

Doutoranda em enfermagem. Professora da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro do grupo de pesquisa Laboratório de investigação do cuidado, segurança, tecnologias em saúde e enfermagem

Natally Pereira dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

Isadora Dantas de Souza Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

Publicado

2016-07-15

Como Citar

1.
Marinho FP, Araújo LMN, Santos VEP, Martins CCF, dos Santos NP, Medeiros ID de S. Relacionamento interpessoal de docentes de enfermagem: conflitos e desafios Interpersonal relationship of nursing professors: conflicts and challenges. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 15º de julho de 2016 [citado 18º de novembro de 2024];8(3):4609-15. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3085

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics