Integrative and complementary practices in oncologic treatment and the role of nursing

Autores

  • Kisna Yasmin Andrade Alves UFRN
  • Camila P A do Nascimento UFRN
  • Yole M S de Assis UFRN
  • Pétala T C de O Salvador UFRN
  • Francis S V Tourinho UFRN
  • Viviane Euzébia P Santos UFRN

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i4.3163-3174

Palavras-chave:

Terapias Complementares, Câncer, Enfermagem.

Resumo

RESUMO:

Objetivo: Caracterizar as práticas Integrativas e Complementares (PICs) utilizadas no tratamento oncológico, bem como o papel da enfermagem nesse contexto. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa nos bancos de dados MEDLINE, BDENF, LILACS, SciELO e CINAHL, através dos descritores “terapias complementares e neoplasias” e “terapias complementares e enfermagem” artigos que versem sobre a temática abordada. Resultados: Foram 34 estudos, sendo o ano 2009 o de maior expressividade de publicação e os Estados Unidos da América e o Brasil os principais contribuintes. A terapia de base biológica é a principal PIC utilizada no tratamento oncológico. Revelou-se que a enfermagem atua incipientemente nesse cenário. Conclusão: Destarte, espera-se instigar profissionais da saúde, em especial os de enfermagem, a buscar novos saberes acerca do objeto de estudo, bem como a refletir acerca dos caminhos necessários para a maior aproximação profissional das PICs. Descritores:Terapias Complementares, Câncer, Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kisna Yasmin Andrade Alves, UFRN

Enfermeira, Mestranda, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/PPGENF/UFRN.

Camila P A do Nascimento, UFRN

Enfermeira, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/PPGENF/UFRN. 

Yole M S de Assis, UFRN

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bolsista de Iniciação Científica CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Investigação do Cuidado, Segurança, Tecnologias em Saúde e Enfermagem UFRN. 

Pétala T C de O Salvador, UFRN

Enfermeira, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ UFRN. Professora Substituta da Escola de Enfermagem de Natal - EEN/UFRN. 

Francis S V Tourinho, UFRN

Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente. ProfessoraAdjunto do Departamento de Enfermagem e Pós Graduação em Enfermagem e Líder do grupo laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Viviane Euzébia P Santos, UFRN

Doutora em Enfermagem. ProfessoraAdjunto do Departamento de Enfermagem e Pós Graduação em Enfermagem e Vice-Lider do grupo de pesquisa laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Publicado

2015-10-01

Como Citar

1.
Andrade Alves KY, A do Nascimento CP, S de Assis YM, C de O Salvador PT, V Tourinho FS, P Santos VE. Integrative and complementary practices in oncologic treatment and the role of nursing. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de outubro de 2015 [citado 22º de dezembro de 2024];7(4):3163-74. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3291

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics