The systematization of nursing care for children who are victims of bullying
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i5.111-121Palavras-chave:
Bullying, Processos de Enfermagem, Enfermagem em Saúde Pública, Prática Profissional, Atenção Primária à Saúde.Resumo
Objetivo: objetiva-se caracterizar o perfil das crianças vítimas/alvos de bullying, bem como realizar a SAE das mesmas, utilizando para tanto os Diagnósticos e Intervenções de Enfermagem da CIPESC® resultantes da experiência de Curitiba. Método: trata-se de um estudo reflexivo, subsidiado pela pesquisa nas bases de dados BDENF, LILACS, SciELO e MEDLINE, bem como outras fontes. Utilizou-se os descritores bullying; processos de enfermagem; enfermagem em saúde pública; prática profissional; e atenção primária à saúde. Resultados: definiram-se quatro diagnósticos e trinta e oito intervenções, todas pautadas nas recomendações dessa Classificação Internacional de Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva. Conclusão: compreende-se que a SAE, articulada a CIPESC® constitui uma ferramenta de grande valia para o profissional enfermeiro, já que reforça a sua autonomia, a Enfermagem como ciência e, acima de tudo, permite a consolidação de ações resolutivas.
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