Burnout syndrome in nurses acting in primary care: an impact on quality of life

Autores

  • Ericka Silva Holmes UFPB
  • Sérgio Ribeiro dos Santos UFPB
  • Jamilton Alves Farias UFPB
  • Maria Bernadete de Sousa Costa UFPB

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i4.1384-1395

Palavras-chave:

Enfermagem, Qualidade de vida, Burnout, Saúde do Trabalhador

Resumo

OBJETIVO: Investigar a repercussão da Síndrome de Burnout (SB) na qualidade de vida dos enfermeiros que atuam na atenção básica do município de João Pessoa-PB. MÉTODOS: Estudo exploratório, de abordagem quantitativa realizada com 45 enfermeiros dos serviços de atenção básica de saúde. Os dados foram coletados nos meses de maio e junho de 2013, através de questionários, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa CAAE n° 15506913.1.0000.5188. Os dados foram apurados e analisados com base na estatística descritiva. RESULTADOS: Os resultados mostraram que 5 (11,1%) enfermeiras possuem sintomas do Burnout, enquanto que 7 (15,5%) têm alto risco para desenvolver a síndrome. CONCLUSÃO: Com esse estudo pode-se concluir que os sintomas da SB estão presentes nos enfermeiros da Atenção Básica, sendo a exaustão emocional o marco precursor para o seu desenvolvimento. DESCRITORES: Enfermagem, Qualidade de vida, Burnout, Saúde do Trabalhador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ericka Silva Holmes, UFPB

Enfermeira. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração e Informática em Saúde (GEPAIE). João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: ericka_holmes@hotmail.com.

Sérgio Ribeiro dos Santos, UFPB

Enfermeiro. Doutor em Sociologia. Professor Associado do Departamento de Enfermagem Clínica do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba. Coordenador e pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração e Informática em Saúde (GEPAIE). João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: srsantos207@gmail.com

Jamilton Alves Farias, UFPB

Enfermeiro. Mestre em Serviço Social. Professor Assistente da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil. Email:jamiltonfarias@msn.com.

Maria Bernadete de Sousa Costa, UFPB

Enfermeira. Doutora em Administração Sanitária e Hospitalar. Professora Associada do Departamento de Enfermagem Clínica do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba. Membro e pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração e Informática em Saúde (GEPAIE). João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: mbernadetesc@globo.com.

Publicado

2014-10-01

Como Citar

1.
Holmes ES, Santos SR dos, Farias JA, Costa MB de S. Burnout syndrome in nurses acting in primary care: an impact on quality of life. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de outubro de 2014 [citado 21º de novembro de 2024];6(4):1384-95. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3311

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics