Physical cardiorespiratory examination: knowledge of nursing students

Autores

  • Anna Cláudia Freire de Araújo Patrício UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Karoline de Lima Alves UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Jiovana de Souza Santos CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA
  • Patrícia da Cruz Araruna CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA
  • Marcella Costa Souto Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Mayara Muniz Dias Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i1.1967-1974

Palavras-chave:

Exame Físico, Conhecimento, Sistema Cardiovascular, Sistema Respiratório.

Resumo

Objetivo: detectar o conhecimento de acadêmicos do curso de enfermagem sobre o exame físico cardiorrespiratório. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e quantitativo, amostra 144 estudantes de enfermagem de João Pessoa/Paraíba. Aplicou-se um questionário objetivo em setembro/outubro 2011, analisado pela estatística descritiva: frequência e percentual. Resultados: Identificaram-se as seguintes lacunas: localização da ausculta cardíaca 74(51,4%); parâmetros referentes à normorcadia e bradipnéia 112(77,8%); valores normais para pressão arterial sistólica e diastólica 133(92,4%); cuidados na verificação da pressão arterial 83(57,6%); sons e características da percussão torácica 108(75%); diferença da pressão arterial nos dois membros superiores 88(61,1%). Conclusão: O exame físico cardiorrespiratório não se configura como realidade dos estudantes de enfermagem, há ruptura no conhecimento que influenciam nos determinantes de saúde dos pacientes.

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Biografia do Autor

Anna Cláudia Freire de Araújo Patrício, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Enfermeira. Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Envelhecimento e Representações Sociais. João Pessoa/PB,Brasil.

Karoline de Lima Alves, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Enfermeira. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Envelhecimento e Representações Sociais.Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa/PB,Brasil

Jiovana de Souza Santos, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA

Graduanda em Enfermagem. Centro Universitário de João Pessoa/PB,Brasil. Integrante do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisa em Envelhecimento e Representações Sociais. João Pessoa/PB,Brasil. 

Patrícia da Cruz Araruna, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA

Enfermeira. Doutoranda em Neurociência pela Universidade do Pacífico(REMH). João Pessoa/PB,Brasil

Marcella Costa Souto Duarte, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutoranda em Enfermagem. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa/PB,Brasil. 

Mayara Muniz Dias Rodrigues, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Graduanda em Enfermagem. Universidade Federal da Paraíba. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Envelhecimento e Representações Sociais.João Pessoa/PB,Brasil

Publicado

2015-01-01

Como Citar

1.
de Araújo Patrício ACF, Alves K de L, Santos J de S, Araruna P da C, Duarte MCS, Rodrigues MMD. Physical cardiorespiratory examination: knowledge of nursing students. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de janeiro de 2015 [citado 21º de novembro de 2024];7(1):1967-74. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3525

Edição

Seção

Artigo Original

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