Prevalência do tabagismo e terapêutica da dependência de nicotina: uma revisão integrativa Smoking prevalence and of nicotine dependence’s therapeutics: an integrative review

Autores

  • Terezinha Alcântara Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Maria Lucia Ivo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Sandra Luzinete Felix de Freitas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0002-4525-7091
  • Ana Paula Assis Sales Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Alexandra Maria Almeida Carvalho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i4.4942-4948

Palavras-chave:

Tabaco, Hábito de Fumar, Nicotina, Dependência.

Resumo

Objetivo: Identificar evidências disponíveis na literatura sobre os aspectos epidemiológicos, abordagem do tabagista e terapêutica da dependência da nicotina na população. Método: Trata-se de revisão integrativa realizada na Biblioteca Virtual de Saúde, com as seguintes associações de palavras-chave: “prevalência e tabagismo”, “dependência e nicotina”, “depressão e tabagismo” e “abandono do hábito de fumar”. Resultados: Os resultados dos dezesseis artigos selecionados apontaram: ensino fundamental incompleto, baixa renda, início do tabagismo na adolescência, maior prevalência e recidiva entre mulheres. Conclusão: O tabagismo é mais prevalente em mulheres e estas apresentam maior recidiva após o tratamento. A terapêutica mais utilizada foi o uso conjunto de fármacos com a abordagem psicossocial e/ou método cognitivo comportamental. É necessário capacitar os profissionais de saúde para compreender o tabagismo como problema de saúde pública e encaminhar o usuário para tratamento. Descritores: Tabaco, Hábito de Fumar, Nicotina, Dependência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Terezinha Alcântara Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Psicóloga. Mestranda no Programa de Pós Graduação em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro- Oeste

Maria Lucia Ivo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Enfermagem Fundamental USP/RP, Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste e do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Sandra Luzinete Felix de Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeira Obstetra. Doutoranda em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro Oeste, Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Ana Paula Assis Sales, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro Oeste, Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Alexandra Maria Almeida Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Engenharia de Biosistemas e Ciências Ambientais pela Universidade do Tennessee/Knoxville/EUA, Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Publicado

2016-10-04

Como Citar

1.
Silva TA, Ivo ML, de Freitas SLF, Sales APA, Carvalho AMA. Prevalência do tabagismo e terapêutica da dependência de nicotina: uma revisão integrativa Smoking prevalence and of nicotine dependence’s therapeutics: an integrative review. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de outubro de 2016 [citado 16º de novembro de 2024];8(4):4942-8. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3678

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics