As diferentes dimensões do cuidado na prática realizada por enfermeiros no âmbito da atenção básica The different dimensions of care in practice held by nurses in primary care

Autores

  • Patricia Ferraccioli Faculdade de Enfermagem UERJ
  • Sonia Acioli Faculdade de Enfermagem UERJ

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i1.28-36

Palavras-chave:

Enfermagem em Saúde Pública, Atenção Primária à Saúde, Prática Profissional.

Resumo

Objetivo: Compreender as práticas desenvolvidas no cuidado realizado por enfermeiros nos Programas Nacionais de Saúde em uma unidade da rede básica de saúde no município do Rio de Janeiro. Métodos: A modalidade de delineamento foi o estudo de caso. O cenário configurou-se em um Centro Municipal de Saúde no município do Rio de Janeiro e os participantes da pesquisa, oito enfermeiros. Os dados foram coletados por meio de observação sistemática e entrevista semi-estruturada e submetidos a análise temática. Resultados: Pôde-se constatar, as seguintes práticas mais frequentes associadas as atividades programáticas, realizadas pelos enfermeiros: a consulta de enfermagem, a prática educativa e a organização do fluxo de entrada. Conclusão: Conhecer as diferentes práticas e o cuidado desenvolvido por enfermeiros, nos diferentes espaços de atuação e de articulação profissional em distintos programas, no âmbito da Atenção Básica, possibilitou compreender a complexidade de elementos e o caráter multifacetário da profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Ferraccioli, Faculdade de Enfermagem UERJ

Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Sonia Acioli, Faculdade de Enfermagem UERJ

Doutora em Saúde Coletiva. Professora adjunta do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

2017-01-10

Como Citar

1.
Ferraccioli P, Acioli S. As diferentes dimensões do cuidado na prática realizada por enfermeiros no âmbito da atenção básica The different dimensions of care in practice held by nurses in primary care. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 10º de janeiro de 2017 [citado 28º de abril de 2024];9(1):28-36. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3964

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics