Processo de Enfermagem: instrumento da Sistematização da Assistência de enfermagem na percepção dos enfermeiros Nursing process: systematization of the nursing care instrument in the perception of nurses

Autores

  • Silvana Alves Benedet Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francine Lima Gelbcke Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lucia Nazareth Amante Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Itayra de Souza Padilha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Denise Pires de Pires Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i3.4780-4788

Palavras-chave:

processos de enfermagem, assistência de enfermagem, enfermagem.

Resumo

Objetivo: com objetivo de identificar a percepção dos enfermeiros acerca da contribuição do Processo de Enfermagem para a Sistematização da Assistência de Enfermagem realizado em Hospital de Ensino do Sul do Brasil. Método: estudo qualitativo com caráter descritivo e exploratório. Os participantes da pesquisa foram 38 enfermeiros. A análise qualitativa foi de conteúdo e com os recursos do software Atlas Ti®. Resultados: após a análise foram encontradas as seguintes categorias temáticas: aspectos operacionais do Processo de Enfermagem; o Processo de Enfermagem e sua aplicação prática; facilidades e dificuldades na implementação do Processo de Enfermagem. Conclusão: a utilização de um modelo assistencial para guiar a prática de enfermagem há mais de três décadas, tem repercutido de maneira positiva na qualidade da assistência prestada, bem como na satisfação dos enfermeiros ao perceberem seu trabalho reconhecido. O Processo de Enfermagem melhora a sistematização da assistência de enfermagem, com a filosofia da Instituição e do Serviço de Enfermagem alinhadas a uma política de educação permanente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Alves Benedet, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Enfermeira do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do GEHCES (Grupo de Estudo da História do Conhecimento da Enfermagem e Saúde).

Francine Lima Gelbcke, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Professora associada do Departamento de Enfermagem, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação Gestão do Cuidado em Enfermagem - modalidade mestrado profissional da Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do grupo de pesquisa PRAXIS.

Lucia Nazareth Amante, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Professor Adjunto da UFSC, no curso de graduação em Enfermagem, no Programa de Mestrado Profissional Gestão do Cuidado em Enfermagem no Programa de Pós-graduação em Enfermagem (como colaboradora) da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Coordenadora do Projeto Prática segura de higienização das mãos nas unidades críticas do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani De São Thiago da Universidade Federal De Santa Catarina. Integrante do Grupo de Pesquisa Clínica, Tecnologias e Informática em Saúde e Enfermagem.

Maria Itayra de Souza Padilha, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela EEAN. Pós-doutorado pela Universidade de Toronto. Chefe do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Editora da Revista Texto&Contexto Enfermagem. Pesquisadora do CNPq. Líder do GEHCES (Grupo de Estudos da História do Conhecimento da Enfermagem e Saúde).

Denise Pires de Pires, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Mestre em Sociologia Política. Doutora em Ciências Sociais (UNICAMP). Pós – doutorado na University Amsterdam, Holanda. Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora CNPq. Membro do Grupo PRAXIS. Presidente do Coren-SC 2008-2011. Conselheira Coren-SC 2012-2014. 

Publicado

2016-07-15

Como Citar

1.
Benedet SA, Gelbcke FL, Amante LN, Padilha MI de S, Pires DP de. Processo de Enfermagem: instrumento da Sistematização da Assistência de enfermagem na percepção dos enfermeiros Nursing process: systematization of the nursing care instrument in the perception of nurses. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 15º de julho de 2016 [citado 20º de dezembro de 2024];8(3):4780-8. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4237

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics