Exame papanicolaou em gestantes: conhecimento dos enfermeiros atuantes em unidades de atenção primária à saúde Pap smears in pregnant women: knowledge of nurses working in units of primary health care
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i3.4668-4673Palavras-chave:
Prevenção Primária, Cuidado Pré-natal, Gestantes, EnfermagemResumo
OBJETIVO: Investigar o conhecimento dos enfermeiros sobre o exame ginecológico papanicolaou realizado em gestantes atendidas em Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), de Fortaleza-CE. MÉTODOS: Estudo descritivo, transversal, realizado em três UAPS, com amostra de 27 enfermeiros. Os dados foram obtidos por meio de questionário e para a análise utilizou-se o programa epi-info. RESULTADOS: Os dados mostraram que a maioria dos enfermeiros, 17 (62,97%), não realiza o exame ginecológico nas gestantes. Dos enfermeiros que realizam, 3 (7,4%) fazem a coleta de forma incorreta. No que se refere a participação em capacitações sobre pré-natal e exame ginecológico, 24 (88,8%) afirmaram ter participado anteriormente. CONCLUSÃO: Dessa forma, fazem-se necessárias capacitações sistemáticas e eficazes com intuito de reformular as práticas assistencialistas que se encontram estabelecidas nos programas de saúde da família.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.