Influence of playfulness in nursing education: an action research / Influência do lúdico no ensino de enfermagem: uma pesquisa-ação

Autores

  • Kátia Regina Barros Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marta Lenise do Prado Universidade Federal de Santa Catarina
  • Denise Maria Guerreiro Vieira da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Silvana Silveira Kempfer Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mariely Carmelina Bernardi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Saionara Nunes de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.4529

Palavras-chave:

Enfermagem, Métodos, Ensino, Educação em Enfermagem, Educação Superior.

Resumo

Objetivo: Propor e implementar o lúdico como estratégia de ensino para estudantes de enfermagem. Método: Estudo qualitativo, do tipo pesquisa-ação, desenvolvido com 23 estudantes do curso de graduação em enfermagem de uma universidade brasileira. Utilizou-se o jogo como estratégia de ensino. Os dados foram coletados pela observação participante, portfólio e registros avaliativos elaborados pelos alunos. A análise seguiu a proposta operativa para dados qualitativos. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética sob o protocolo nº 193/09. Resultados: O jogo foi realizado em dois semestres consecutivos e foi avaliado positivamente como estratégia que facilita o aprendizado, torna assuntos densos mais compreensíveis, estimula a curiosidade e o trabalho em equipe. Conclusão: O lúdico é uma interface promissora para o ensino de enfermagem na metodologia ativa e favorece a formação crítica, criativa e reflexiva dos estudantes.

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Biografia do Autor

Kátia Regina Barros Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em enfermagem pelo DINTER UFSC/UFRN; Docente em Enfermagem na UFRN e Enfermeira Intensivista no Hospital Universitário Onofre Lopes, Natal RN, Brasil.

Marta Lenise do Prado, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Enfermagem; Professora Titular de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Pós-graduação em Enfermagem (PEN) da UFSC; Pesquisadora CNPq, Florianópolis, SC, Brasil

Denise Maria Guerreiro Vieira da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em enfermagem; Professora Titular de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Pós-graduação em Enfermagem (PEN) da UFSC, Florianópolis SC, Brasil.

Silvana Silveira Kempfer, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em enfermagem; Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis SC, Brasil.

Mariely Carmelina Bernardi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis SC, Brasil

Saionara Nunes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis SC, Brasil

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Publicado

2021-05-01

Como Citar

1.
Ribeiro KRB, Prado ML do, Silva DMGV da, Kempfer SS, Bernardi MC, Oliveira SN de. Influence of playfulness in nursing education: an action research / Influência do lúdico no ensino de enfermagem: uma pesquisa-ação. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de maio de 2021 [citado 22º de dezembro de 2024];12:751-7. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4529

Edição

Seção

Artigo Original

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