Mobilização da liderança: concepção de graduandos em enfermagem Leadership mobilization: conception of undergraduate nursing students
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i4.5114-5119Palavras-chave:
Enfermagem, Liderança, Alunos de enfermagem, Prática profissionalResumo
Objetivo: identificar a concepção de graduandos do último período de um curso de Enfermagem sobre a mobilização da liderança na prática profissional do enfermeiro. Método: estudo descritivo com abordagem qualitativa, com entrevista semiestruturada, realizado me uma Faculdade privada de Curitiba-PR. Participaram 6 acadêmicos de enfermagem. Resultados: através da análise de Conteúdo de Bardin foi possível identificar as seguintes categorias: características necessárias a um enfermeiro líder; fatores dificultadores para a liderança do enfermeiro; e reconhecimento de estilos de liderança. Considerações finais: embora as falas dos estudantes corroborem a literatura e mostrem que eles apresentam um perfil crítico, com reflexões pertinentes sobre o conteúdo teórico acerca da temática em questão, que, provavelmente, foi abordado durante a graduação, a falta de vivência no mundo do trabalho, que leva a percepções ingênuas do uso da liderança na vida profissional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.