Grupos de gestantes: espaço para humanização do parto e nascimento Groups of pregnant women: space for a humanization of labor and birth
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i2.393-400Palavras-chave:
Atenção primária à saúde, Parto, Promoção da saúdeResumo
OBJETIVOS: Conhecer o aporte dos grupos de gestantes na construção de conhecimento acerca do processo de parturição. MÉTODOS: Estudo descritivo-exploratório, com dez mulheres que participaram de grupos de gestantes. Foi realizada entrevista semiestruturada, as quais foram gravadas e transcritas na íntegra. A análise foi fundamentada na Analise Temática, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa-CAAE 20722913.7.DO00.5317. RESULTADOS: Da análise das transcrições emergiram as temáticas: Trabalho de parto e parto sob a ótica de mulheres que participaram dos grupos de gestantes e Humanização do parto e Nascimento: Conhecimento x Vivência. CONCLUSÃO: O grupo de gestantes permite a mulher preparar-se para o processo de parturição, visto que as informações e trocas de experiências com outras participantes e profissionais da saúde, oferecem subsídios para suas escolhas, assim, o conhecimento é construído de forma recíproca, em clima de confiança e aprendizado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.