Transportation accidents among children, adolescents and young people: epidemiological study Acidentes de transporte terrestre entre crianças, adolescentes e jovens: estudo epidemiológico
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i4.1021-1027Palavras-chave:
Acidentes de trânsito, Criança, Adolescente, Jovem, Epidemiologia.Resumo
Objetivo: Analisar acidentes de trânsito ocorridos na faixa etária de 0 a 24 anos, atendidos no Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá em 2013. Método: Estudo transversal com dados capturados por meio de um formulário fechado. A análise dos dados foi feita por meio do Epi-Info. Resultados: Dos 2.122 atendimentos, 67,9% foi do sexo masculino com idade entre 15–24 anos (82,1%) e 49,7% ocorreram nos finais de semana, sendo que 9,6% ocorreu em dezembro, destacando-se os acidentes com motocicleta/triciclo (71,0%), prevalecendo trauma de membros superiores (30,4%) com sequela física imediata em 0,5% das vítimas. Em relação ao desfecho (95,7%), recebeu alta após o atendimento, e houve 7 óbitos (0,3%). Conclusão: A ocorrência significativa de acidentes de trânsito atendidos pelo serviço de urgência e emergência em pauta, envolvendo a população do estudo, evidencia a necessidade de políticas e estratégias de prevenção específicas.
Descritores: Acidentes de trânsito; Criança; Adolescente; Jovem; Epidemiologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.