Nursing protocol for assistance to women in lactation process Protocolo de enfermagem para assistência à mulher em processo de lactação
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i4.1040-1047Palavras-chave:
Amamentação, Processos de enfermagem, Diagnóstico de enfermagem, Classificação, Teoria de EnfermagemResumo
Objetivo: elaborar um protocolo para a assistência à mulher em processo de lactação contendo diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem. Método: Trata-se de um estudo descritivo, desenvolvido com base nos termos do Modelo de Sete Eixos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem, complementados com os da literatura da área. Resultado: Elaborou-se sete diagnósticos: “lactação adequada, lactação diminuída, lactação aumentada, lactação ausente, risco para lactação diminuída, risco para lactação aumentada, risco para lactação ausente”, e 87 intervenções de enfermagem referentes a esses diagnósticos. Conclusão: Conclui-se que o protocolo de diagnósticos, resultados e intervenções apresenta um alcance amplo do papel da enfermagem junto à mulher no período da lactação, sendo compatível com a visão integral e interativa da Teoria Interativa de Amamentação e o enfermeiro tem multidimensões para o seu agir.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.