Cateter central de inserção periférica em neonato: revisão integrativa da literatura Central catheter of peripherally insertion in neonates: integrative literature review
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i4.5193-5202Palavras-chave:
Cateterismo venoso central, Recém-nascido, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, Enfermagem NeonatalResumo
OBJETIVO: Avaliar as evidências publicadas acerca das práticas no uso do Cateter Venoso Central de Inserção periférica (PICC) em Recém-Nascido.
MÉTODO: Revisão integrativa que pesquisou as bases de dados LILACS, MEDLINE e COCHRANE nos anos de 2008 a 2012.
RESULTADOS: Selecionaram-se 41 artigos, os quais foram classificados, em nível de evidência, dois (4,9%) nível 1, quatro (9,8%) nível 2, treze (31,7%) nível 3, quatorze (34,2%) nível 4, sete (17%) nível 5, e um (2,4%) nível 6. Foram agrupados em categorias: complicações gerais, infecção de corrente sanguínea relacionada ao cateter, descrição da utilização e práticas de inserção e manutenção.
CONCLUSÃO: As evidências encontradas ressaltaram a importância da educação permanente para inserção, manutenção e aplicação de novas tecnologias para minimizar os efeitos indesejados do uso do PICC. Observou-se escassez de produção nacional de estudos que retratem fortes níveis de evidências.
DESCRITORES: Cateterismo venoso central. Recém-nascido. Unidades de Terapia Intensiva Neonatal. Enfermagem Neonatal.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.