Qualidade de vida de mulheres mastectomizadas matriculadas em um programa de reabilitação Quality of life of mastectomized women enrolled in a rehabilitation program
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i2.451-458Palavras-chave:
Neoplasias da mama, Qualidade de Vida, Reabilitação, Saúde da MulherResumo
Objetivo: Avaliar a qualidade de vida em mulheres matriculadas mastectomizadas em um programa de reabilitação, segundo as variáveis sociodemográficas e clínicas. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, realizado no Programa de Reabilitação para Mulheres Mastectomizadas, no Espírito Santo, Brasil. A amostra foi composta por 53 mulheres entrevistadas através da Escala Análogo-Visual de Qualidade de Vida de Portadores de Cânceres de Cabeça e Pescoço, adaptada para Portadores de Câncer de Mama com aquiescência dos autores. Os dados obtidos receberam tratamento estatístico no programa SPSS versão 17.0 e as variáveis sociodemográficas foram avaliadas através do coeficiente de correlação de Pearson. Resultados: Identificou-se que mulheres mais jovens, sem reconstrução da mama, casadas e em tratamento de quimioterapia ou hormonioterapia apresentaram maiores perdas da qualidade de vida. Conclusão: Diante disso, destaca-se a importância de intervenções que promovam melhor qualidade de vida a essas pacientes, com atuação interdisciplinar eficaz por parte da equipe de saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.