Determinants of high blood pressure in children: a case-control study in a rural area of the Espírito Santo State / Determinantes da pressão arterial elevada em crianças: um estudo caso-controle em área rural do Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i1.190-195Palavras-chave:
Criança, Pressão alta, HipertensãoResumo
Objetivo: Identificar e analisar os fatores preditores da ocorrência da pressão arterial elevada em crianças de 7 a 10 anos de um município rural no Espírito Santo. Métodos: Foram constituídos dois grupos de estudo: os casos (PAS ou PAD ≥ P95) e os controles (PA <P90). Houve pareamento por sexo e idade. A amostra foi composta por sorteio sistemático e foram avaliadas 395 crianças, 79 casos e 316 controles. Resultados: A prevalência de excesso de peso nos casos foi de 8,9% e nos controles de 11,1%, o sedentarismo esteve presente em 88,1% dos casos e em 87,9% dos controles e a média do tempo de tela foi de 97,7 minutos e 106,6 minutos por dia nos casos e controles respectivamente. Conclusão: Observou-se a necessidade da criação de políticas públicas que visam promoção da saúde para que os grupos vulneráveis recebam assistência desde a infância. Descritores: Criança, Pressão alta, Hipertensão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.