Professional competencies of managers of an integrated nursing curriculum Competências gerenciais de gestores de um curso de graduação em enfermagem

Autores

  • Sheila Esteves Farias Universidade Estadual de Londrina
  • Aluana Moraes Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Helena Dantas de Menezes Guariente Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i4.1048-1054

Palavras-chave:

Gestão em saúde, Educação baseada em competências, Currículo

Resumo

Objetivo: Compreender as competências referentes ao gestor de um curso de graduação em enfermagem que desenvolve a metodologia do Currículo Integrado. Método: Pesquisa qualitativa, descritivo-exploratória, realizada por meio de entrevista progetista com gestores do curso de enfermagem de uma universidade pública do sul do país. Resultados e Discussão: Duas categorias surgirama: “Entre os Aspectos Cognitivos e a Prática Operativa na Gestão Educacional” e “Das Habilidades Interacionais à Prática Democrática”.  Conclusão: Ao se desvelarem as competências inerentes ao papel do gestor de um Currículo Integrado em saúde, foi possível identificar que atualmente os gestores necessitam de habilidades que sejam de aspecto cognitivos e interacionais, para exercer uma gestão educacional qualificada e democrática. Com a finalidade de promover uma ensino qualificado e futuros profissionais comprometidos com o exercicio de uma profissão de excelência. Descritores: Educação em enfermagem, Gestão em saúde, Educação baseada em competências, Currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Esteves Farias, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina. Enfermeiro do Hospital Universitário de Londrina.

Aluana Moraes, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira, Especialista em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica, Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina

Maria Helena Dantas de Menezes Guariente, Universidade Estadual de Londrina

Profª Doutora em Enfermagem. Professora associada da Graduação e Pós-graduação do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina

Publicado

2017-10-31

Como Citar

1.
Farias SE, Moraes A, Guariente MHD de M. Professional competencies of managers of an integrated nursing curriculum Competências gerenciais de gestores de um curso de graduação em enfermagem. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 31º de outubro de 2017 [citado 21º de dezembro de 2024];9(4):1048-54. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5785

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics