Evaluation of process indicators of the prenatal and birth humanization program and stork network Avaliação dos indicadores de processo do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento e da Rede Cegonha
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i4.1055-1060Palavras-chave:
Cuidado pré-natal, Avaliação em saúde, Qualidade da assistência à saúdeResumo
Objetivo: Analisar os indicadores de processo do Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento (PHPN) e da Rede Cegonha a partir do sistema de informação de pré-natal. Método: Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, baseado em dados secundários do sistema de informação de pré-natal de um município da região sudeste do Brasil. Os indicadores da assistência pré-natal foram analisados utilizando-se os indicadores de processo do PHPN, da Rede Cegonha e do Manual Técnico da Atenção ao Pré-natal de Baixo Risco do Ministério da Saúde e, em seguida, foram avaliados em quatro níveis de qualidade, sendo classificados em adequada, inadequada e intermediária. Resultados: Verificou-se classificação da qualidade da assistência pré-natal insatisfatória para todos os níveis. Conclusão: São necessárias intervenções constantes pela gestão para melhoria da qualidade da assistência Pré-natal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.