NURSE PRECEPTORS AND NURSING RESIDENTS: INTERACTION IN THE PRACTICE SCENARIO

Autores

  • Fernanda Morena dos Santos Barbeiro Hospital Estadual Alberto Torres
  • Letícia Valladão Miranda Hospital Central do Exército
  • Sônia Regina Souza Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i3.%25p

Palavras-chave:

enfermagem, tutoria, internato e residência

Resumo

Objetivos: identificar o sentido atribuído às relações entre preceptor e residente e analisar como as Representações sociais se fazem presentes na relação enfermeiro preceptor e enfermeiro residente. Métodos: abordagem qualitativa com análise de dados baseada na Teoria das Representações Sociais, tendo como referencial as idéias de Patrícia Benner e Glaucia Valente Valladares. Coleta de dados realizada mediante a realização de questionário semi estruturado com 14 enfermeiros preceptores. Pesquisa submetida à análise do Comitê de ética em Pesquisa da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (CAAE: 5137.0.000.313-09). Resultados: o relacionamento residente preceptor normalmente é visto como uma relação professor aluno, embora o residente possua conhecimentos mais atualizados. Também representam os residente como inexperientes e carentes de conhecimento prático. Normalmente a troca de conhecimentos se dá do preceptor para o residente. Conclusão: independentemente do residente já possuir habilidade técnica prévia este é visto como um aluno que necessita de atenção ao realizar suas tarefas e deve priorizar sempre a humanização do cuidado de enfermagem.

 

Descritores: internato e residência; enfermagem; prática profissional; tutoria; instrução para enfermeiros

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Publicado

2010-08-02

Como Citar

1.
Barbeiro FM dos S, Miranda LV, Souza SR. NURSE PRECEPTORS AND NURSING RESIDENTS: INTERACTION IN THE PRACTICE SCENARIO. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2º de agosto de 2010 [citado 5º de novembro de 2024];2(3). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/584

Edição

Seção

Artigo Original

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